Maionese caseira: 5 truques para arrasar no preparo e deixá-la perfeita!
Bem mais saborosa que as industrializadas, a maionese caseira é uma opção muito fácil de fazer em casa! Usada no preparo da salada de batata e sanduíches, ela também serve como molho para os mais variados petiscos. Então tudo isso faz com que ela seja um ótimo item para você ter sempre na sua geladeira!
Não importa se a sua favorita é com alho, ervas finas ou rosê: de qualquer maneira, a maionese caseira é gostosa demais. Além disso, ela fica incrível na maioria dos pratos e é um tipo de acompanhamento versátil na cozinha. O problema é que, muitas vezes, essa receita pode desandar e não ficar com a consistência que a gente gostaria, não é mesmo? E cá entre nós, maionese caseira coloca medo em muita gente.
Mas, calma pois você não terá mais que recorrer para a opção industrializada. Isso porque, dessa vez, o Guia da Cozinha separou dicas infalíveis e práticas para a sua maionese caseira dar certo. Confira a seguir!
5 truques para a maionese caseira dar certo
1- Sem uma gota a mais!
O copo do liquidificador precisa estar seco, pois qualquer restinho de líquido pode atrapalhar o ponto de sua receita. Então, enxugue bem o utensílio antes de tudo. Este é o primeiro passo para a sua maionese caseira dar certo.
2- Atenção com o ovo
Para evitar a Salmonella, compre ovos frescos e de algum lugar que você confie e conheça a procedência. Mas, se ainda estiver com um "pé atrás", cozinhe o ovo antes de colocá-lo na receita de sua maionese ou utilize ovos pasteurizados de mercado.
Para não perder o ponto, é necessário que o ovo esteja na temperatura ambiente antes de preparar a receita. Depois, é só colocar no liquidificador 1 dente grande de alho picado, 1 ovo — se estiver cozido, corte em pedaços — e sal a gosto.
3- Truque infalível
Após colocar o alho e o ovo no copo do liquidificador, coloque gotas de suco de limão ou vinagre, bata por 10 segundos e comece a colocar o óleo em fio, batendo até engrossar e ficar branquinha. Essa parte é bastante importante porque ela que vai dar a "liga" entre os ingredientes: o ovo e o óleo.
Tome cuidado com a quantidade de limão ou vinagre para sua maionese caseira dar certo e, ao mesmo tempo, não ficar com um sabor ácido.
4- Maionese sem ovo
Também dá para fazer a maionese caseira sem ovo, sabia? Você pode substituir esse ingrediente por um pedaço de pão ou 1/2 xícara (chá) de leite gelado. O restante dos ingredientes e do modo de preparo continua o mesmo.
5- O que fazer se a receita "desandar"
Essa dica é para caso a sua maionese caseira não chegue ao ponto ideal. A dica é colocar uma colher rasa com água bem gelada e continuar batendo no liquidificador. Ou retire a receita anterior do liquidificador e bata mais uma gema de ovo, acrescentando o óleo aos poucos.
Depois, basta ir adicionando a receita anterior de maionese para misturar e não perder nada. Ah, é necessário que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente, tá bem?
Por fim, dê mais sabor para a receita
Para sua maionese caseira ficar mais gostosa ainda, depois de pronta, acrescente cheiro-verde, pimenta, ervas, ketchup ou mostarda e bata até obter uma mistura homogênea.