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Médica processa restaurante após comer comida apimentada e pede R$ 200 mil na Justiça

Neurologista cobra indenização para cobrir despesas médicas de queimaduras provocadas pelo alimento e alega: 'Impróprio para consumo humano'

24 out 2024 - 08h48
(atualizado às 09h00)
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Médica processa restaurante por servir aperitivo com pimenta que lhe causou danos graves
Médica processa restaurante por servir aperitivo com pimenta que lhe causou danos graves
Foto: Reprodução/Coup de Thai

Uma médica neurologista da Califórnia (EUA) processou um restaurante tailandês, alegando que o local lhe serviu um prato extremamente picante que lhe causou queimaduras graves nas cordas vocais, esôfago e nariz. Harjasleen Walia afirma que o consumo do aperitivo "Dragon Balls" do restaurante Coup de Tha provocou danos permanentes. O julgamento está marcado para acontecer no dia 25 de agosto de 2025.

A profissional diz que o petisco é "impróprio para consumo humano". Ela visitou o local com uma amiga em julho de 2021. O prato pedido é uma combinação de frango frito picante com hortelã, chalota, cebolinha, coentro, folhas de limão kaffir, pimenta e pó de arroz e custa US$ 11 (R$ 56).

Por ter baixa tolerância a comidas apimentadas, a médica solicitou ao garçom que o prato fosse preparado com menos pimenta, que, segundo ela, foi informada que o chef foi avisado sobre o pedido. 

O restaurante disse que nunca aconteceu um caso semelhante com qualquer outro cliente e afirmou que não há como retirar a pimenta do produto, pois o condimento já estaria embutido no alimento. A supervisora do estabelecimento falou que quem tem baixa tolerância ao tempero é orientado a escolher outra opção do menu. 

A cliente acusa o restaurante, os donos e seus funcionários de negligência por não treinarem a equipe para saber dosar a intensidade da pimenta e por não se informarem sobre os riscos que o consumo do alimento pode causar em algumas pessoas.

Queimação na boca

Walia relata ter sentido uma sensação intensa de queimação em sua boca, garganta e até em seu nariz, além de ficar lacrimejamento e ter tosse intensa após consumir o alimento. Ela procurou um pronto-atendimento e foi diagnosticada com queimaduras nas cordas vocais, esôfago e nariz, o que provocou danos permanentes à sua voz e garganta.

Segundo o Daily Mail, a mulher pede uma indenização na Justiça de US$ 35 mil ( cerca de R$ 200 mil) para cobrir gastos com despesas médicas, perda de renda e outros danos. O processo destaca que o restaurante deveria ter tomado precauções adequadas para evitar reações adversas a pratos excessivamente apimentados e frisa ainda sobre o risco do uso da pimenta "olho de pássaro", ingrediente comum em pratos asiáticos, extremamente picante.

Walia afirma ter solicitado produtos lácteos, como leite ou iogurte, para tentar aliviar a queimação causada pela pimenta, mas, segundo ela, o restaurante não forneceu nenhum dos itens. 

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Redação Degusta
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