Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é Bib Gourmand? Veja restaurantes não estrelados consagrados no Guia Michelin

Entenda as indicações do selo Michelin e saiba como comer bem, com preços mais em conta, em SP

6 set 2024 - 18h14
Compartilhar
Exibir comentários

As estrelas Michelin são o sonho de consumo de muitos chefs e restaurantes ao redor do mundo. Um verdadeiro atestado de qualidade, sofisticação e de uma experiência única, cada estrela representa mais um passo para a consolidação do restaurante no cenário da gastronomia internacional. No entanto, engana-se quem pensa que só de estrelas se vive o Bibendum, famoso Boneco Michelin.

Carne de sol do Mocotó
Carne de sol do Mocotó
Foto: Mocotó/Divulgação / Estadão

Os inspetores trabalham o ano todo degustando e experienciando o melhor da gastronomia mundial, mas alguns estabelecimentos, apesar de se destacarem, não se adequam à categoria estrelada. Para os restaurantes e bares que têm alta qualidade e preços mais acessíveis, existe, desde 1997, o selo Bib Gourmand.

Com preços que variam de país para país, os restaurantes Bib Gourmand têm o estilo de cozinhar em comum, com pratos mais simples e que, por vezes, até poderiam ser reproduzidos em casa. Em São Paulo, os restaurantes de Rodrigo Oliveira, Balaio IMS e Mocotó, de Morena Leite, Capim Santo, de Helena Rizzo, Manioca, de Felipe Schaedler, Banzeiro, e o da chef Manuelle Ferraz, A Baianeira, são alguns exemplos de Bib Gourmand brasileiros.

Esse selo é motivo de orgulho para os chefs, como reconhece Helena Rizzo ao falar da importância de um prêmio como o Michelin, cujos critérios são rigorosos e avaliações sérias. Morena Leite, por sua vez, orgulha-se do feito de ter o Michelin sempre como referência pessoal, "o Capim Santo reúne gastronomia de alta qualidade, preços acessíveis e um ambiente agradável, logo, estar entre os restaurantes premiados na categoria Bib Gourmand do guia é uma honra".

Já o chef Felipe Schaedler se volta às raízes de seu restaurante para declarar que o prêmio é muito relevante para eles, uma vez que coloca em destaque uma cozinha que representa a região amazônica em pleno Guia Michelin. "Através do guia recebemos vários turistas de outros países que têm muita curiosidade sobre nossos sabores", conta.

Para o chef Rodrigo Oliveira, esse reconhecimento também tem grande valor, uma vez que "é o prêmio que melhor ilustra o que a gente busca fazer o tempo todo, que é aliar excelência à inclusão, criar um ambiente que seja acessível não só pelo custo, mas também pela linguagem. O Bib Gourmand tem um significado especial, porque não é sobre fazer você se sentir exclusivo, é sobre você se sentir parte da história desse restaurante. Talvez, para nós, isso valha mais do que uma estrela".

Serviço

Balaio IMS

Av. Paulista, 2424

Mocotó

Av. Nossa Sra. do Loreto, 1100 - Vila Medeiros | R. Aroaba, 333 - Vila Leopoldina

Capim Santo

Av. Brig. Faria Lima, 2705

Manioca

Rua Joaquim Antunes, 210

Banzeiro

Rua Tabapuã, 830

A Baianeira

Av. Paulista, 1578 (o restaurante do MASP)

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade