Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é maritozzo: febre na Itália, doce começa a fazer sucesso também no Brasil

Esse pãozinho macio italiano, levemente adocicado, é recheado com uma generosa porção de chantilly fresco.

19 dez 2024 - 08h44
(atualizado às 10h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Shihoma Deli, em SP, vende maritozzo, doce famoso nos cafés da Itália
Shihoma Deli, em SP, vende maritozzo, doce famoso nos cafés da Itália
Foto: Reprodução/Instagram/Shihoma Deli

Você já ouviu falar no maritozzo? Esse pãozinho macio italiano, levemente adocicado, aos poucos vem caindo no gosto dos brasileiros também. O doce é recheado com uma generosa porção de chantilly fresco e é um sucesso nos cafés de Roma, na Itália.

Olhando de longe parece até um sonho recheado, mas virou um clássico do café da manhã romano, que cai muito bem com café ou cappuccino nos balcões da cidade.

No Brasil, o maritozzo já pode ser encontrado em São Paulo no restaurante Shihoma Deli, em São Paulo. O responsável por trazer esse delícia para cá foi Marcio Shihomatsu, que fez uma imersão no país.

"Para deixá-la bem leve, por aqui nós recheamos uma a uma na hora do pedido, com um creme fresco e aerado que fazemos no sifão!", diz o texto no site oficial do local.

Em entrevista à CNN, o chef Joey Lim explicou que a a receita da Deli leva uma massa de brioche, criada pelo  padeiro Pedro Giroto, que é leve e macia, e é recheada, na hora, com creme de leite batido, para garantir uma sobremesa delicada e leve. 

"Para seguir o protocolo da tradição romana, recomendamos acompanhar com um cappuccino, combinação que ainda cria um contraste bem interessante com o amanteigado do doce", disse ele, que também é sócio da delicatessen.

História do doce

Segundo uma lenda local, o maritozzo era um doce associado ao matrimônio, um mimo dado pelo noivo para a amada no início do relacionamento ou quando a relação se tornava mais séria.

 Após assado, o pão é cortado ao meio e recheado com panna - uma espécie de chantilly leve – usado na Itália em diversas receitas. 

A receita foi resgatada nos últimos anos por conta de um movimento comandado por ícones da gastronomia local, como o Roscioli, uma das famílias mais tradicionais da restauração da capital italiana. A iguaria passou a ser sucesso de vendas no café da manhã e foi incrementada ganhando até versões salgadas, como a de mortadela e stracciatella, para aperitivo.

Shihoma Deli

Rua Harmonia, 161 – Vila Madalena – São Paulo

Tel.: (11) 9 7560-0188

Horário de funcionamento: terça-feira a sexta, das 11h às 19h; aos sábados, das 10h às 18h. Fechado aos domingos e segundas.

Conheça a origem do panetone, doce tradicional na mesa de Natal Conheça a origem do panetone, doce tradicional na mesa de Natal

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade