O que é melhor para cozinhar, óleo de cozinha ou banha: eis a verdade, segundo especialistas
Ambos os alimentos proporcionam benefícios e malefícios à saúde. Conheça as diferenças!
Você já ficou em dúvida sobre o que é melhor para cozinhar, óleo de cozinha ou banha de porco? A resposta depende de vários fatores, como o tipo de refeição que você vai fazer, seu gosto pessoal e seus objetivos de saúde. Pensando nisso, decidimos investigar para saber o que os especialistas indicam. Confira!
Leia também: Afinal, aveia engorda ou ajuda a emagrecer? Nutri esclarece
O que é banha?
A banha é a gordura porco que tende a ser muito utilizada no preparo de alimentos. Ela tem consistência espessa quando está fria e líquida quando é aquecida e derretida. É de cor branca e apresenta sabor e aroma bastante intensos.
Embora seja composta por, aproximadamente, 40% de gordura saturada, a banha de porco também possui gorduras mono e poli-insaturada — que promovem o aumento do colesterol "bom" (HDL) e diminuem os de colesterol "ruim" (LDL).
O que é óleo de cozinha?
O óleo é um produto industrializado, feito a partir de sementes, como as de canola, girassol, soja, ou de certas frutas, como a azeitona. Ele é essencial para fritar, cozinhar ou temperar alimentos.
Esse produto é composto por ácidos graxos de diversos tipos. Sua principal característica é o ponto de fumaça elevado — pode ser superior a 200°C. Os óleos são ótimas opções para fazer frituras em imersão. Eles possuem menor concentração de gorduras saturadas e maior de gorduras insaturadas (que são benéficas à saúde).
...
Veja também
Colesterol alto: sintomas, o que comer e o que fazer
As 10 piores comidas que você pode comer para a sua saúde e o que você pode consumir no lugar delas
Tapioca ou cuscuz de milho? Entenda qual o melhor para você
O que acontece com o corpo quando você para de tomar refrigerante
11 coisas que dão gordura no fígado e não são bebida alcoólica