Onde encontrar comidas exóticas de ‘No Limite’
Cérebro de bode, larva de laranja, ovo de cem dias e muito mais, será que é possível comer essas comidas fora do programa de TV?
No reality show ‘No Limite’, a Prova da Comida deu o que falar entre os espectadores, isso porque os participantes tiveram que encarar pratos como: larvas de laranja, minhoca, tripas de galinha, ovos de cem dias e cérebro e língua de bode.
Então, surgiu o questionamento: é possível comer esse tipo de prato fora do programa? Consigo achar esses alimentos em restaurantes e mercados? Vamos tirar algumas dessas dúvidas agora!
Ovo de cem dias
Esse prato é uma iguaria exótica, tradicional da cultura chinesa, que é conhecida também como ovo centenário, ovo milenar ou ovo preservado. Ele pode ser feito a partir de vários tipos de ovos, como os de pata, ganso, galinha e codorna.
As piores partes do prato com certeza são sua aparência e cheiro. Ele assume um tom de marrom bem escuro por fora e o cheiro do ovo, que já não agrada muitos olfatos, fica ainda mais acentuado.
O prato é servido até hoje na China e é facilmente encontrado em restaurantes e mercados. No Brasil você também consegue encontrar no Bairro da Liberdade, em São Paulo, e encontramos um restaurante na Tijuca, Rio de Janeiro, que vende essa iguaria, inclusive por delivery. Chama-se Restaurante China Town, no cardápio você acha o prato com o nome de ‘Ovo preto’, é feito de ovo de pata e acompanha molho shoyu.
Endereço: Rua Afonso Pena, 13 - Tijuca , Rio de Janeiro
Língua e cérebro de bode
As partes do bode são usadas principalmente em pratos na região Nordeste do Brasil. São ótimas fontes de proteína e normalmente são servidas de forma ensopada. No reality eles provam as comidas cruas, mas na “vida real” essa não é uma prática muito comum.
Em Recife, o restaurante Entre Amigos - O Bode, é especializado em diversos cortes de carne de bode, lá você pode prová-la de formas variadas, até coração de bode eles tem no cardápio.
Endereços: R. Marquês de Valença, 50 - Boa Viagem, Recife ou R. da Hora, 695 - Espinheiro, Recife.
Já em São Paulo, uma boa opção para quem quer provar carne de bode é o Centro de Tradições Nordestinas (CTN), apesar do prato principal ser a Buchada de Bode, que é feita com outras partes do bode, você consegue sentir melhor o sabor e conhecer esse tipo de carne.
Endereço: R. Jacofer, 615 - Limão, São Paulo.
Minhocas
Outro alimento que é consumido tradicionalmente na China, geralmente é combinado com carnes ou utilizado para fazer sopas. As minhocas são ricas em proteínas, mas não são comuns na culinária brasileira.
Para comer essa iguaria por aqui não é tão fácil, outros países como Tailândia, México e Inglaterra possuem restaurantes com pratos assim.
Larva de laranja
As larvas de laranja, assim como as minhocas, também são ricas em proteína, mas não são comumente consumidas em nosso país. São muito usadas para pesca, por isso é fácil encontrá-las em sites na internet, como o Mercado Livre.
Apesar disso, larvas são utilizadas na culinária ao redor do mundo e segundo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o consumo de larvas e insetos pode ser o futuro da nossa alimentação, se tornando um ponto primordial para a erradicação da fome no mundo.
Tripa de galinha
É uma opção de alimento com proteína mais barata do que as que comemos tradicionalmente. É também uma ótima fonte de fibra.
Apesar de poder ser consumida, não é facilmente encontrada em cardápios de restaurantes. Outros tipos de tripa, como a de Vitela, são muito mais utilizadas, principalmente para a montagem do prato de Tripa à Moda do Porto. Tripa de porco também faz sucesso, principalmente na famosa farofa de tripa.
As tripas de galinha e frango são encontradas à venda na internet, mas geralmente são usadas como isca para pesca. Por isso, são vendidas por muitos sites de pescaria e, também, pelo Mercado Livre.