Pão de queijo de chocolate: receita diferente e deliciosa!
Conheça a versão de chocolate do quitute mais amado do Brasil.
Ver essa foto no Instagram
O pão de queijo é considerado patrimônio cultural gastronômico do Brasil, tanto que existe até data comemorativa em seu nome, no dia 17 de agosto. Para aproveitar essa data, decidimos nos propor um desafio: criar uma deliciosa receita de pão de queijo e chocolate.
Receita: Pão de Queijo com Chocolate
Confira os ingredientes que usamos durante a receita:
-
170g de Chocolate cacau 40% (duas barras de 85g)
-
150g de Creme de Leite integral (metade da lata)
-
1 lata (cheia) de Queijo Mussarela ralado bem fininho
-
1 lata de Polvilho doce
-
85g de Chocolate cacau 60% (1 barrra) - opcional
Note que durante o teste utilizamos a lata do creme de leite como medidor. Essa receita rende aproximadamente 12 pãezinhos.
E antes que os mineiros venham nos xingar (com razão), já esclarecemos que essa receita é uma adaptação do biscoito de queijo (uma versão simplificada do pão de queijo). O nome "pão de queijo com chocolate" serve apenas como referência.
Quebre o chocolate e leve ao micro-ondas em rodadas de 30 em 30 segundos, até que ele derreta por completo. Feito isso, reserve até esfriar.
Enquanto isso, coloque o forno para aquecer a 200ºC. Agora chacoalhe bem a latinha do creme de leite, para misturar o soro com a massa. Só então adicione meia lata em uma vasilha, depois o chocolate e misture até formar uma mistura homogênea (ganache).
Em seguida, rale o queijo mussarela no menor tamanho possível e adicione à mistura. Agora é a vez do polvilho doce, então misture bem até ganhar uma consistência homogênea de massa.
Em seguida, unte a forma e distribua a massa nos espaços com o auxílio de duas colheres. Essa massa costuma esparramar, por isso, sugerimos que utilize formas que contenham a massa (pode usar forminha de cupcake, por exemplo).
Por fim, leve a forma com a massa ao forno preaquecido a 200ºC, deixe lá por 5 minutos e só então mude a temperatura para 180ºC, então asse por 30 minutos.
Assim que sair do forno, espere esfriar - caso contrário, ele ficará muito mole. Para finalizar, derreta a barra de chocolate cacau 80% e a utilize como uma calda; vale muito a pena!!
Entenda a origem do pão de queijo
Pouco se sabe sobre quando saiu do forno a primeira fornada de pãozinho de queijo. Todavia, muitos acreditam que tenha-se originado dentro do estado de Minas Gerais ainda durante o período do Brasil imperial.
O fato é que, na época, a farinha de trigo era um produto pouco presente no país, já que sua comercialização veio a ser difundida em larga escala por aqui apenas a partir do século XX.
Sendo assim, o polvilho surge como uma alternativa ideal, visto que sua origem é da mandioca, que já era um alimento muito característico do nosso país, confeccionado principalmente pelos povos indígenas. Uma saudação à mandioca!
A princípio, o queijo utilizado era o que havia endurecido de um dia para o outro nas fazendas, considerado uma sobra. Logo, uniu-se o útil ao agradável e a ideia de misturar esse queijo, ralado, com o polvilho deu origem ao tão amado pão de queijo.
Com o passar do tempo, o quitute ganhou ainda mais espaço no coração e na cultura do brasileiro, até ganhar a sua versão vegana e sua própria data de destaque.
Quem adorou a ideia
Alguns seguidores do Almanaque SOS amaram a ideia de misturar o chocolate com o pão de queijo. Veja a seguir o que eles comentaram em nosso Instagram:
"Parece comida de grávida, PORÉM QUERO!!!", diz Akemi Chinen.
"Os mineiros deveriam boicotar isso aí. É uma ofensa! Como eu não sou mineiro, pode mandar pra cá! ", brinca Fernando Lucas em seu comentário.
"Eu amei demaissssss! " afirma Victor Han.
Já o Rafael Coleone teve uma dúvida bem interessante sobre o chocolate e compartilhou com a gente em nosso TikTok:
"Com cacau? Os outros [chocolates] não tem cacau?"
Tem sim, Rafa. O chocolate utilizado, na verdade, tem MAIS cacau.