Para atrasar o envelhecimento, incluir esses 16 alimentos no cardápio pode ser a solução
A velocidade do processo de envelhecimento tem ligação direta com os hábitos alimentares da pessoa
Sabemos que envelhecimento da pele é um processo natural do corpo humano, no entanto, é possível retardar esses efeitos através de cuidados que vão além do famoso skin care: mantendo também uma boa alimentação.
Ao MinhaVida, a Daniela Zuin, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, a alimentação é responsável por até 80% do processo de envelhecimento saudável. Segundo ela, apesar do envelhecimento começar a partir dos 25 anos, a velocidade desse processo varia significativamente com base nos hábitos alimentares.
"Uma dieta rica em antioxidantes (como vitamina C, E e betacaroteno), ômega-3 e proteínas de alta qualidade pode retardar o envelhecimento celular em até 5 anos. O consumo regular de frutas vermelhas, peixes gordurosos e vegetais crucíferos, por exemplo, pode reduzir em 40% o risco de doenças degenerativas, enquanto o consumo excessivo de açúcar (mais de 25g por dia) e alimentos ultraprocessados pode acelerar o envelhecimento em até 3 anos".
Leia também: Para perder barriga de vez é melhor tirar esses 5 alimentos do cardápio
16 alimentos que atrasam o envelhecimento
Como dito anteriormente pela nutricionista, a chave para atrasar o envelhecimento é investir em ingredientes ricos em antioxidantes, ômega-3 e proteínas. Dentre as melhores opções de alimentos "anti-idade", estão:
...
Veja também
5 super comidas e quais doenças elas mantêm longe da sua vida
Nem caixinha de shake, nem barrinha: esse produto barato tem muito mais proteína na composição