Criativa e saudável: o desafio diário de fazer lancheiras; veja dicas e ideias
Dica de mãe: veja boas dicas para agilizar seu dia a dia na hora de fazer as lancheiras das crianças com sabor, saúde e sem neuras!
Sem dúvida todo dia temos de ter aquela dose de criatividade misturada com a cobrança de oferecer um lanche saudável para os nossos filhos, longe dos industrializados, já que a nossa culpa diária pesa. Bisnaguinha todo dia? Não, nem pensar. Mas o que, então? Vou compartilhar algumas dicas de mãe que vão facilitar o seu dia a dia.
Dica 1- Comece envolvendo a criança no processo
Faça a brincadeira do supermercado: peça para a criança fazer junto com você uma lista de coisas para “comprar”, tudo o que ela mais gosta, e tente empurrar o lado saudável nessa brincadeira, colocando as frutas que gosta, por exemplo. Daí você terá sua base para começar a pensar.
Dica 2 – Elabore um cardápio semanal
Pegue toda a preferência da criança e compre e organize o cardápio para a semana, levando em conta tudo, inclusive o clima. Eu, por exemplo, vou ao supermercado todo domingo para oferecer alimentos mais frescos e evitar com que compre muitas coisas e elas acabem estragando, o tempo mude ou a criança acabe perdendo a vontade.
Dica 3 – Substituições inteligentes
Exemplo: a criança escolheu na listinha aquele famoso creme de queijo tipo petit suisse sabor morango. Que tal bater a fruta com iogurte natural formando um creminho? Ou então usar iogurte natural (escolha aqueles sem aditivos, sem conservantes ou açúcar) e pique bem o morango e adoce com mel (apenas para crianças acima de 2 anos é indicado, antes de incluir o produto na alimentação de seu filho, consulte o pediatra) e mistura num potinho, e para atrair a criança, que tal um confeito colorido por cima? Beeem pouquinho, hein.
Dica 4 – Ofereça um pouco de cada tipo de alimento
Não mande uma lancheira apenas com salgados ou apenas doces. Brinque com tipos e sabores diferentes e ofereça uma boa variedade. Se mandar um sanduíche, ofereça tomatinho cereja ou milho num potinho com manteiga para acompanhar. De sobremesa: uma fruta picadinha de sobremesa ou um palitinho sem ponta com morango e uva formando um espetinho.
Dica 5 – Montagem da lancheira
Ofereça um "combo" atrativo, como se fosse uma mini refeição mesmo. Pense num prato principal, acompanhamento salgado e sobremesa. Exemplo: 2 sanduíches pequenos com patê de atum caseiro ou frios, 1 muffin de queijo e 1 salada de fruta.
Dica 6 – Tenha uma boa lancheira
Para manter a segurança alimentar da criança, é importante investir numa lancheira que tenha uma boa proteção térmica, além de ser bom para a saúde, os pequenos tendem a rejeitar a refeição se estiver numa temperatura ruim ou até mesmo com “aspecto murcho”. Além de comer com os olhos, né? Quem é que recusa uma comidinha fresca? A tendência de seu filho comer mais será muito maior. Lembrando que dá para achar modelos de vários preços e uma lancheira pode durar 1 ano ou mais, se tiver um bom cuidado.
Agora vamos para a prática! Veja algumas ideias de lanchinhos e monte seu cardápio
- Pipoca
- Palitinho de queijo com tomate cereja
- Muffin salgado caseiro
- Sanduíche de patê caseiro
- Milho cozido no potinho com manteiga
- Palitinhos de queijo mussarella
- Guacamole e nachos de milho
- Rolinho de pão de forma com frios ou geleia
- Mini esfiha assada
- Pão de beterraba ou cenoura com patê caseiro de atum
- Iogurte com potinhos de frutas e granolas a parte
- Barrinha de cereal caseira
- Bolo caseiro
- Ovinho de codorna cozido
- Palitinhos de cenoura e pepino com molinho de iogurte
- Mini kibe assado
- Sanduíche prensado de pão sírio com frios
- Pastel assado
- Pão de queijo recheado
- Espetinho de frutas
- Creme de morango caseiro
- Pãozinho na chapa