Bacalhau auxilia na saúde cerebral e tem ação anti-inflamatória; saiba como escolher o melhor
Descubra por que você deve incluir o bacalhau na alimentação do dia a dia e não apenas na Semana Santa
Durante a Semana Santa, muitas pessoas deixam de comer carne vermelha e recorrem aos peixes para fazer as refeições. Entre as opções mais famosas e tradicionais da época está o bacalhau, que além de muito saboroso, oferece diversos benefícios à saúde.
Por isso, médicos e especialistas defendem que o peixe seja mais consumido, e não procurado apenas no período da Páscoa.
Segundo os profissionais ouvidos pelo Estadão, o bacalhau, é rico em minerais como ferro e fósforo, e possui em sua composição o ômega 3, ácido graxo que auxilia na melhora da saúde cerebral e na ação anti-inflamatória.
Estudos apontam que quando o peixe é incluído na dieta, ajuda a prevenir a doença cardiovascular, pois está associado a ácidos graxos poli-insaturados do tipo EPA e DHA, conforme explicou o presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho, ao Estadão.
O melhor bacalhau dessalgado do mercado
Para te ajudar na escolha do bacalhau ideal para a Páscoa, o Paladar foi aos supermercados e testou as marcas mais encontradas de lombo de bacalhau dessalgado. Um time de jurados convidados provou às cegas seis amostras do peixe.
Ao final da degustação, o júri concluiu que a marca Bom Porto apresentou o melhor lombo de bacalhau. O peixe foi considerado macio e com lascas firmes. Sabor acentuado, boa cura e nível de sal muito bem equilibrado, com todas as características que um bacalhau superior deve ter, de acordo com os especialistas (veja o teste completo aqui).
Para descobrir mais benefícios do bacalhau e como incluí-lo na alimentação, leia a matéria de Guilherme Lara da Rosa, no Estadão.