Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chocolate faz bem à saúde? Médicos respondem

Segundo especialistas, os tipos de chocolate menos saudáveis são o branco e o ao leite. Saiba mais!

18 mar 2024 - 14h33
(atualizado às 19h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A Páscoa está chegando e, durante esta época do ano, é quase impossível resistir aos ovos de chocolate. Diante desse aumento no consumo da guloseima, é comum surgir uma dúvida: será que o chocolate faz bem ou mal à saúde?

Descubra se o chocolate pode oferecer algum benefício à saúde. |
Descubra se o chocolate pode oferecer algum benefício à saúde. |
Foto: kroshka__nastya/Freepik / Boa Forma

No geral, o cacau é um potente antioxidante, muito rico em polifenóis, ajudando a combater os efeitos negativos dos radicais livres no nosso organismo. Porém, o leite e a gordura saturada que são adicionados ao chocolate podem sim trazer alguns malefícios, segundo a  Dra. Ana Paula Fucci, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

A médica afirma que o chocolate ao leite e o chocolate branco são considerados os "menos saudáveis", pois apresentam um maior teor de açúcar e de gordura saturada e uma menor quantidade de cacau em comparação aos amargos.

"O chocolate branco e o ao leite têm alto índice glicêmico, ou seja, fazem o açúcar no sangue subir rapidamente, ocorrendo um pico na liberação de insulina, para compensar. Esse mecanismo causa o aumento da produção de sebo e da oleosidade da pele, que pode levar ao desenvolvimento ou a piora da acne. Além disso, esse alto teor de açúcar nas células danifica o colágeno e a elastina, provocando envelhecimento, rugas e flacidez", detalha ela.

Prefira os chocolates amargos

"Se você é daqueles que não abrem mão de um chocolate, dê preferência aos que contenham maior percentual de cacau, preferencialmente, acima de 70%. Eles são ricos nos polifenóis e não aumentam tanto o índice glicêmico", recomenda a dermatologista.

Para aproveitar os benefícios do produto para a pele, cabelos e até mesmo unhas, é necessário ter moderação no consumo e nunca exagerar, já que ele é calórico e rico em gordura e açúcar.

"Em doses moderadas e dando preferência ao chocolate amargo, o alimento pode ser bom à pele, pois possui antioxidantes, gorduras boas, vitaminas e minerais", enfatiza o  Dr. Franklin Veríssimo, especialista e pós-graduado em laser, cosmiatria e procedimentos pelo Hospital Albert Einstein.

Impactos do chocolate na pele

Dra. Fernanda Aragão Grassi, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e médica da A Clinic em Belo Horizonte (MG), pontua que, se você tem pele oleosa ou acneica, é interessante ter cuidado em relação ao consumo de chocolates, principalmente, os brancos e ao leite.

"O chocolate é um alimento rico em açúcares e gordura e, por isso, pode causar aumento de oleosidade e piorar quadros de acne", comenta ela.

"Esse tipo de pele deve ser higienizada adequadamente com sabonete específico, deve ser hidratada com hidratante aquoso e receber proteção solar adequada. Cuidados individualizados podem ser necessários de acordo com o grau de acne e as características de cada paciente. Alimentação adequada, rica em fibras e sem excessos de açúcar e gordura ajuda a pele ficar mais bonita. Minha dica é aproveitar a Páscoa sem exagerar nos doces", alerta Grassi.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade