O bacalhau é realmente de Portugal?
O prato que faz parte da tradição pascoal para muitas famílias brasileiras é uma herança colona
A Páscoa de 2024 começa em poucos dias, e algo que facilmente se observa nessa data é a movimentação em torno dos alimentos nos supermercados. De longe se avistam os corredores decorados com os tradicionais arcos feitos com ovos de chocolate em embrulhos coloridos e as prateleiras dando espaço à colomba pascal, mas não é só na ala dos doces que o tema alcança.
No setor da peixaria, entre os vários frutos-do-mar ofertados, aparecem abundantemente as peças do bacalhau, um dos alimentos mais consumidos na ocasião. Isso decorre da tradição católica que restringe temporariamente a ingestão de carne vermelha durante o feriado, e tornou-se uma tradição para muitas famílias brasileiras pela influência dos colonos portugueses.
Mas, engana-se quem pensa que Portugal é responsável pela autoria do prato. É bem verdade que o país é responsável pelo maior receituário de bacalhau salgado e seco do mundo, contudo a verdadeira origem do alimento vem de outra região da Europa.
De acordo com Carla Peralva na matéria 'Afinal, o que é bacalhau? Fomos até a Noruega descobrir', os peixes usados para preparar o bacalhau pertencem à família Gadidae, e são naturais de águas geladas, em especial as que circulam em áreas próximas Círculo Polar Ártico.
Essas águas banham a região costeira da Noruega, tornando-a uma grande produtora do alimento, tendo mais de 90% de seus peixes exportados para Portugal e Brasil, que são os maiores consumidores.