Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prato considerado uma das 7 maravilhas de Portugal entra em menu de restaurante em SP

A iguaria será servida como especial de Páscoa neste domingo (31); saiba onde encontrá-la

28 mar 2024 - 15h49
Compartilhar
Exibir comentários
Foda à Monção, do Bacalhau Vinho & Cia., leva 39 horas para ficar pronto
Foda à Monção, do Bacalhau Vinho & Cia., leva 39 horas para ficar pronto
Foto: Johnny Mazzilli/Divulgação / Estadão

Devido às diversas influências culturais concentradas em uma cidade só, em São Paulo é possível encontrar de tudo, até mesmo uma versão de um prato português tradicional e requintado, considerado uma das 7 maravilhas gastronômicas do país: a Foda.

Não se desespere, esse é realmente o nome do prato, e não possui conotação sexual alguma. O termo, no contexto de Portugal, se refere a algo muito bom, e por isso também designa o prato cuja receita vem da cidade de Monção. Trata-se de um cordeiro que, antes de ser assado em forno a lenha, passa por um longo período de salga e cozimento em temperatura controlada, somando 39 horas de preparo.

A iguaria integra o cardápio especial de Páscoa do restaurante Bacalhau Vinho & Cia., situado na Barra Funda, bairro da Zona Oeste de São Paulo. Levando o nome 'Foda à Moda de Monção', o prato serve de duas a três pessoas por R$ 280, e estará disponível neste domingo, 31.

A adaptação é feita a partir de um único corte do cordeiro, o stinco, que fica em salmoura com páprica, folhas de louro e sal grosso por três horas e depois parte para 36 horas seguidas de cozimento a 63°C. Sendo finalizada em forno, a peça acompanha um arroz tipo bomba que leva o caldo e os pedaços desfiados da carne.

"Como não dá para assar um cordeiro inteiro aqui no restaurante, nós fizemos uma adaptação", explica Caique Pallas, o chef da casa, em trecho de entrevista registrada na matéria 'Bacalhau Vinho & Cia. oferece boa foda na Páscoa (calma, isso é um prato)', por Danielle Nagase. Leia na íntegra aqui.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade