Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Picanha brasileira é o segundo melhor prato típico do mundo

Outros três pratos brasileiros entraram no ranking; eles disputaram com 100 receitas típicas de todo o mundo

9 jan 2023 - 11h35
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos cortes mais apreciados em churrascos brasileiros é a boa e velha picanha bovina, não tem erro, todo mundo gosta e é sucesso de norte a sul do país. Agora, a nossa picanha foi ainda mais longe e alcançou holofotes internacionais: conquistou o segundo lugar no ranking Tasteatlas Awards 2022, que classifica as 100 melhores comidas tradicionais do mundo. 

Segundo lugar do Tasteatlas Awards 2022 vai para a picanha brasileira
Segundo lugar do Tasteatlas Awards 2022 vai para a picanha brasileira
Foto: cacio murilo de vasconcelos / iStock

No site oficial do Tasteatlas, eles descrevem a picanha brasileira como “um corte fresco de carne bovina especialmente popular e muito valorizado no Brasil”. Não é atoa que, segundo dados do governo federal, o país produz 9,7 milhões de toneladas de carne bovina por ano.

“É usado principalmente para churrasco - a carne é primeiro grelhada e depois cortada em um espeto. Este corte retém pouquíssima gordura na carne, por isso deve ser bem cozido para não ficar duro. No Brasil, todo churrasco tem picanha, e todas as melhores churrascarias trazem picanha em seus cardápios”, acrescenta o site.

Não foi apenas a picanha que fez sucesso no ranking, outros pratos brasileiros também obtiveram grande destaque. Em 29º lugar ficou a vaca atolada, comida típica caipira que combina carne bovina com mandioca. A “enciclopédia de sabores” aproveitou para explicar o por que do nome vaca atolada: “a carne marinada é cozida e ensopada em um molho espesso, daí o nome alternativo do prato”.

Vaca atolada entra no ranking em 29º lugar
Vaca atolada entra no ranking em 29º lugar
Foto: Tasteatlas Awards 2022

A nossa tradicional moqueca também entrou no ranking, ficando em 49º lugar, dando destaque para o pescado brasileiro. “Ele pode ser rastreado até 300 anos atrás, quando foi inventado devido ao fato de que os portugueses trouxeram cocos para o país e os escravos da África introduziram o óleo de palma na culinária brasileira. Existem inúmeras versões de moqueca, como a moqueca capixaba ou a moqueca baiana, da Bahia, no nordeste do país”, explica o Tasteatlas.

Moqueca ficou em 49º lugar no ranking
Moqueca ficou em 49º lugar no ranking
Foto: cacio murilo de vasconcelos / iStock

O último prato brasileiro a aparecer na lista é o feijão tropeiro, em 50º lugar. Prato típico em Minas Gerais, Goiás e São Paulo, é composto por feijão, carne seca, toucinho e farinha de mandioca ou milho. É uma das heranças culturais e gastronômicas mais importantes que os tropeiros nos deixaram. 

Feijão tropeiro é o último prato brasileiro a aparecer no ranking
Feijão tropeiro é o último prato brasileiro a aparecer no ranking
Foto: RHJ / iStock

Em primeiro lugar na lista, ficou o karē, um dos pratos mais tradicionais do Japão. “Comparado aos curries indianos, o karē é menos picante, mais doce, mais escuro e geralmente mais espesso, graças à adição de farinha. Existem três versões principais de karē no Japão - karē raisu (curry sobre arroz), karē udon (curry sobre macarrão) e karē-pan (uma massa recheada com curry)”, diz o site sobre o campeão.

Karē, prato típico japonês
Karē, prato típico japonês
Foto:
Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade