Picanha pode ser eleita 'o melhor prato do mundo'; veja os concorrentes
Iguaria brasileira disputa o título de melhor prato do mundo com 6 países: Tailândia, China, Índia, Malásia, Itália e Rússia
A picanha, preferência nacional na hora do churrasco do brasileiro, pode ganhar ainda mais destaque na próxima terça-feira (12). Isso porque o corte mais famoso do Brasil está entre as 10 iguarias que concorrem ao título de "melhor prato do mundo" em um ranking criado pelo Taste Atlas, considerada a enciclopédia da gastronomia.
Mas o páreo é duro. A Tailândia lidera a disputa com 3 pratos entre os 10 finalistas: Khao soi, Phanaeng Curry e Phat kaphrao. Em seguida aparece a China, com 2 concorrentes: Guatie e Tangbao. Os pratos asiáticos dominam com candidatos da Malásia (Roti canai) e Índia (Butter Garlic Naan). A Rússia também garantiu vaga entre os finalistas com Shashlik. E a Itália, com toda sua tradição gastronômica, surge na disputa com a pizza Napoletana.
O resultado final será revelado na próxima terça-feira, dia 12 de dezembro. Em uma postagem no Instagram, o Taste Atlas estimula seus seguidores a votarem até lá, ressaltando que ainda faltam cinco dias para o fim da disputa.
Votação popular
O site de origem croata é colaborativo e usuários do mundo todo podem avaliar culinárias e receitas. Em 2022 a picanha ficou em segundo lugar da lista, atrás apenas do karê, um ensopado do Japão a base de carne e legumes.
No momento, na lista dos 100 melhores pratos do mundo, a picanha lidera com 4,8 de 5 pontos possíveis, sendo seguida pela pizza Napoletana, da Itália, com 4,7. A última atualização da lista é de 1 de dezembro.