Por que a fruta-do-conde foi considerada 'ouro branco' para a saúde? Veja benefícios
A fruta-do-conde - também conhecida como pinha ou ata - oferece tantos benefícios para a saúde e já é considerada um superalimento: é fonte natural de ferro, vitamina C, proteínas e fósforo. Além disso, segundo o governo mexicano, o extrato das sementes desta fruta possui propriedades antimicrobianas que podem ajudar a inibir o crescimento de células tumorais cancerígenas, o que a torna um superalimento que já despertou o interesse do mundo científico.
"Para obter esses benefícios, a fruta deve estar inserida num contexto de alimentação saudável e a casca e as sementes devem ser descartadas para consumo", explica a nutricionista Joice Machado.
A fruta tropical é nativa das Antilhas, no Mar do Caribe e ganhou popularidade no México, principalmente no Yucatán, devido à sua grande procura por conta dos muitos benefícios para a saúde em geral.
Um estudo recente publicado na revista Phytotherapy Research informou como consumo regular da fruta-do-conde pode contribuir para a saúde em geral.
Por ser rica em ferro, é uma aliada no combate à anemia e no fortalecimento do sistema circulatório. A fruta tropical ajuda a aliviar problemas respiratórios e articulares: graças às suas propriedades anti-inflamatórias.
"A fruta-do-conde é riquíssima em nutrientes benéficos para a saúde, como vitaminas B e C, fibras e minerais", completa a nutricionista.
Mais benefícios:
- Ajudam a diminuir dores por ter propriedades analgésicas retiradas do extrato alcoólico de suas folhas.
- Seu alto teor de potássio promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que contribui para regular a pressão arterial.
- Graças ao seu baixo teor calórico e alto teor de fibras, aumenta a sensação de saciedade e ajudar na perda de peso e melhora a saúde intestinal.
- É rica em vitamina C e antioxidantes, o que ajuda a fortalecer as defesas do organismo contra muitas doenças.
- Por ter cálcio, fósforo e magnésio, a fruta melhora também a saúde óssea.