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Por que o famoso chocolate da Turma da Mônica nunca mais voltou ao mercado?

Quem foi criança nos anos 90 deve se lembrar do chocolate com os personagens de Mauricio de Sousa

18 jul 2023 - 10h10
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Chocolate da Turma da Mônica fez muito sucesso nos anos 90
Chocolate da Turma da Mônica fez muito sucesso nos anos 90
Foto: Reprodução/YouTube

Graciele Pereira, gerente comercial da Mauricio de Sousa Produções, ouve quase todos os dias pedidos pela volta do famoso chocolate da Turma da Mônica. Responsável pelo setor de alimentícios da empresa, ela contou junto com Mônica Sousa o motivo do doce não voltar ao catálogo em um podcast em comemoração aos 60 anos da Mônica.

"O chocolate é uma batalha", admite a gerente, que anunciou o lançamento de 4 sabores de açaí da Turma da Mônica, relançamento de gelatina, goiabada, mas nada do doce mais pedido. Em 2017, o proprio Mauricio de Sousa chegou a anunciar a volta do chocolate, mas os planos não foram para frente.

"O chocolate não foi culpa nossa", diz Mônica Sousa, filha de Mauricio e musa inspiradora da personagem. "Na época do lançamento fui até eu que fechei o contrato, quando eu era gerente, e foi um sucesso absoluto. Ele tinha o formato do personagem, em volta chocolate escuro, e o branco no personagem", relembra. 

Segundo Mônica, o chocolate só não volta ao mercado por causa do padrão de qualidade exigido por seu pai. "A empresa que fazia o chocolate tinha um contrato internacional com um outro personagem. Por isso, não pode renovar com a Mauricio de Sousa Produções." 

Apesar da empresária não citar nomes, o chocolate era produzido pela Nestlé. "Essa empresa era a única que tinha a melhor tecnologia. Chegam várias outras com propostas, mas o meu pai quer a mesma tecnologia, que era maravilhosa. É o sonho do Mauricio e de todos nós", admite.

"Entra na questão do nosso padrão de qualidade. Imagina as amostras que a gente recebe?", acrescenta Graciele. A gerente também revelou que Mauricio de Sousa, aos 87 anos, segue trabalhando ativamente e é o degustador oficial dos produtos antes de eles serem lançados. "Ele fala que ainda tem o paladar infantil", pontua Mônica.

Ou seja, enquanto a Mauricio de Sousa Produções não conseguir renovar seu contrato com a Nestlé, é improvável que o chocolate da Turma da Mônica volte ao mercado. A não ser que uma empresa concorrente consiga desenvolver um chocolate tão bem feito como àquele que chegou aos mercados nos anos 90, o que ainda não aconteceu.

O Monicast é o primeiro podcast oficial da Mauricio de Sousa Produções. É mais um produto em comemoração aos 60 anos da personagem mais famosa da turminha. Ele estreou em 22 de junho e terá 10 episódios, sempre às quintas-feiras, no canal do YouTube da MSP (Mauricio de Sousa Produções).

Veja o episódio completo:

Redação Degusta
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