Professora de etiqueta ensina melhor forma de comer abacate com elegância; saiba
Fernanda Britto Protocolo tem mais de 900 mil seguidores no Instagram
Você sabe comer um abacate seguindo todos os protocolos das regras de etiqueta? A influenciadora carioca Fernanda Britto Protocolo, 62 anos, dá dicas de boas maneiras de como se comportar à mesa em seu Instagram, que já conta com mais de 900 mil seguidores. Em um dos vídeos que fez bastante sucesso, ela ensina a comer abacate com "todo refinamento".
No vídeo, ela aparece sentada à mesa com um potinho com água e um pedacinho de limão dentro e explica o motivo.
"Sempre que você servir fruta e de alguma maneira for colocar a mão nela, você traz uma lavanda. É uma água que tem uma rodelinha de limão. No caso de você sujar a sua mão, você lava a pontinha do seu dedo", justifica.
"Quando tirar de cima do prato, no cantinho esquerdo", completa.
Em seguida, Fernanda conta que gosta de abacate com açúcar e dá mais uma dica: "Quando você puser açúcar na comida, qualquer que seja, não use faca. Até o início do século 20 não existia aço inoxidável, e o açúcar em contato com as lâminas das facas que eram de ferro criavam às vezes algumas reações químicas que envenenavam as pessoas, razão pela qual, as sobremesas que continham açúcar eram sempre comidas de garfo e de colher".
A influenciadora ainda finaliza citando como o abacate é saudável. "De todas as comidas gordurosas, o abacate é o único que tem gordura boa", conclui.
'Regras de etiqueta tem fundamentação prática ou histórica'
Em resposta a uma seguidora que quis saber se ainda há necessidade de comer com faca, já que hoje elas são feitas com aço inoxidável, Fernanda explica:
"As regras de etiqueta tem fundamentação prática ou histórica. No caso do açúcar a questão é histórica já que o aço inox existe desde 1917. Mantém-se por tradição. Se você não colocar açúcar, coma com a faca".
Quando sobrar só um pedaço
Em outro vídeo, Fernanda dá a dica de como agir quando está em uma mesa comendo algum petisco e sobra o último pedaço. Como proceder? "Pergunte para a pessoa mais velha da mesa, se ela quer. Se não quiser, sirva-se você".