Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Projeto Verão: como montar uma dieta eficiente e saborosa

O cuidado é necessário para não cair na tentação de festas de fim de ano

17 nov 2022 - 16h05
(atualizado em 12/12/2022 às 16h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Projeto Verão
Projeto Verão
Foto: Sport Life

O verão vai começar em 21 de dezembro e o seu fim está programado para 20 de março de 2023, ou seja, é "logo ali". Esse período é conhecido pelas festas de natal e réveillon e mudança de hábitos alimentares. Contudo, há pessoas desconhecem o que pode ser incluído na dieta do "projeto verão".  

O QUE VALE A PENA COMER NO PROJETO VERÃO 2022/23?

Folhas

Alface, brócolis, espinafre, rúcula e agrião contêm muitas fibras solúveis e insolúveis, nutrientes e ferro que são muito importantes na prevenção de doenças e na saciedade. São alimentos que se podem comer sem culpa alguma todos os dias.

Paçoca zero

Esse adjetivo reflete que a paçoca não foi produzida com açúcar, ou seja, é o sabor natural. Além desse detalhe, o ajuda na hora quando bate aquela vontade de "escapadinha" para o doce.

Fungi

Esse cogumelo é o alimento de baixa caloria e rico em ergosterol, que se transforma em provitamina D, substância boa para o bom funcionamento dos rins.

Banana

Rica em potássio, ferro, vitamina B e importante para melhorar nosso metabolismo. Ajuda na memória, diminui as chances de anemia e é ótimo alimento para o pré-treino. Detalhe que a vitamina B é importante para o bom funcionamento do corpo e participa do processo de digestão dos alimentos para garantir energia.

Aveia

É um cereal muito rico em fibras, principalmente da fibra betaglucana, que diminui os níveis de colesterol no sangue. Nesse sentido, auxilia no combate dos riscos de doenças cardiovasculares graves, aterosclerose e AVC.

PROJETO VERÃO COM CARDÁPIO MODERADO

Açaí

O açaí é a fonte rica de energia e considerado superalimento por ter vários nutrientes como vitaminas C e E, como minerais, como manganês, cobre, magnésio, cálcio e potássio. O cuidado fica pela quantidade. "Deve ter seu consumo moderado, pois o exagero pode levar ao ganho de peso e até aumentar a hiperglicemia, que é o aumento do açúcar no sangue", afirmou Cerqueira.

Abacaxi

Fruta com baixíssima calorias por possuir cerca de 85% de água.  Contém  muitas fibras e propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Somente as pessoas que têm fluxo gástrico, úlceras e gastrite devem tomar cuidado ao consumir, pois é uma fruta ácida e pode piorar esses quadros.

Barra de proteína

Sinônimo de alimentação balanceada, a barra de proteína pode até servir como sobremesa ou para aquele tradicional lanche rápido. "É a opção que precisa ser incluída na dieta por recomendação médica. Somente o médico poderá avaliar qual a quantidade e qual barra é indicada ao paciente em questão", confirmou Fernando.

Pasta de amendoim

Essa pasta é feita com amendoim torrado seco e moído. Outra comida que oferece doses extras de energias e calorias. "O alerta é que é um alimento muito calórico. Precisa ter seu consumo moderado em até duas colheres para que a dieta não seja prejudicada", ponderou Cerqueira.

PROCESSO DE ADAPTAÇÃO

"Cada pessoa tem um estilo diferente de aplicar e adaptar a dieta à sua rotina. Por isso, é sempre importante buscar orientação profissional e entender como e quais alimentos são importantes para o objetivo final. E quando a alimentação é saudável e equilibrada é possível incluir doces e sobremesas na dieta, porém é importante sempre se atentar à quantidade", ressalta a nutricionista da OakBerry Andrea Takayama.

Conhecida pelo sonho de fidelidade de muitos brasileiros principalmente na segunda-feira, data conhecida para alguns como o "dia internacional do começo", o projeto verão ainda está em baixa na nossa população. O estudo da FSP-USP (Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo) mostrou que os brasileiros estão longe de seguir dieta saudável e sustentável.

Os pesquisadores da FSP alegaram que apenas 30% dos brasileiros atendem os requisitos para dieta saudável e sustentável feita pela Comissão EAT-Lancet. Também constataram que as mulheres são mais aderentes a esse processo do que os homens, mesmo quando se trata de renda e faixa etária. A região Sudeste é a campeã com 32%, e, em seguida, aparece o Nordeste com 29%.

PROJETO VERÃO O ANO INTEIRO

Mudança que automaticamente gera muitas renúncias e dúvidas de como adequar-se em meio à rotina. Ainda mais para quem se alimenta de maneira desregulada, ou seja, desconhece uma orientação e acredita no primeiro conteúdo que acessa. O equilíbrio pode ser o diferencial para o resultado desse regime.

"Quando pensamos em alimentação e dieta, temos que levar em conta que a diferença entre nossa meta em conseguir bons resultados ou não, é o ganho e gasto calórico. De nada adianta treinar horas e horas, se o que comemos é uma infinidade de alimentos que tragam um ganho calórico grande. O ideal é sempre ter em mente que precisamos ter moderação em tudo", garantiu o médico nutrólogo Dr. Fernando Cerqueira.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade