Quais ovos podemos comer?
Após a polêmica com a declaração de Lula sobre comer ovo de ema, saiba quais aves são liberadas
A fala recente do presidente Lula (PT) afirmando que come ovos de ema no Palácio do Planalto gerou polêmica e dúvidas. Os ovos de quais aves podem ser consumidos no país?
O deputado Kim Kataguiri (União Brasil) chegou a apresentar uma representação contra o presidente na Procuradoria-Geral da República (PGR), alegando crime ambiental, já que a ema é um animal silvestre protegido por lei.
Apesar disso, pode haver exceções para o consumo e o que se sabe é que a criação de emas no Palácio do Planalto tem autorização do Ibama.
O ovo é versátil, nutritivo e popular - mais barato que proteína de carne animal. Além do ovo de galinha, os de outras aves também podem ser consumidos se comprados e criadouros legalizados e regulamentos. São eles:
Confira algumas opções:
Codorna: Fonte de ácidos graxos, previne doenças neurodegenerativas e fortalece o sistema imunológico. O ideal é consumir até cinco ovos por dia.
Pata: Rico em vitaminas do complexo B, é uma opção nutritiva para quem busca ganhar massa magra. Possui propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Gansa: Cinco vezes maior e 50% mais denso que o ovo de galinha, tem sabor rico e alto teor de vitaminas.
Perua: Mais proteico e rico em vitaminas e minerais do que o ovo de galinha, não é facilmente encontrado no mercado.
Galinha d'angola: Criadas de forma natural, possuem gema amarelada e casca variada. Fonte de proteína, auxilia na produção de massa muscular e ajuda na perda de peso.
Marreca: Assim como os ovos de galinha, são ricos em nutrientes e são benéficos à saúde.
Avestruz: Fonte rica em proteína e vitaminas, especialmente A e E, ômega 3 e ácidos graxos. Possui alto valor calórico.
É importante ressaltar que o consumo de ovos de aves não convencionais deve ser feito com moderação e sempre proveniente de estabelecimentos legalizados, garantindo a segurança alimentar e o respeito ao meio ambiente.