Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Qual a diferença entre caramujo e escargot, iguaria que Virgínia comeu na Suíça?

6 mar 2024 - 12h50
Compartilhar
Exibir comentários
Virginia come escargot em restaurante da Suiça
Virginia come escargot em restaurante da Suiça
Foto: Reprodução/Instagram

De férias na Europa, Virgínia Fonseca tem explorado a culinária local e frequentado restaurantes cinco estrelas. A aventura na neve começou em Genebra, na Suíça, e a família da influenciadora seguiu hoje para Courchevel, na França.

Ainda na Suíça, a influenciadora comeu escargot e amou o sabor: "Uma delícia". E essa não foi a primeira vez que a Virgínia provou a iguaria. A mãe dela, Margareth Serrão, contou que a família costumava comer "caramujo" em Portugal, quando o pai dela, o português Mário Serrão, ainda era vivo.

Grávida do terceiro filho, que se chamará José Leonardo, Virgínia não passará desejo. Ao ver que a mulher amou escargot, Zé Felipe não economizou e brincou pedindo "um quilo" para viagem. 

Mas uma dúvida surgiu entre os seguidores. Na hora de experimentar o prato, Virginia falou que estava comendo "caramujo". Caramujo é comestível?

Existe diferença entre escargot e caramujo?

O escargot, famoso na culinária francesa, é o "primo rico" dos caramujos "comuns" e lesmas. Ele é cultivado em cativeiro e pode ser encontrado em variedade e tamanhos. Os caracóis mais buscados para consumo são os de Bourgogne, que podem alcançar de 40 a 55 mm de tamanho. Os “petit gris” medem entre 30 e 35 mm.

No mundo existem mais de 6 mil espécies de caracóis, lesmas e moluscos, mas apenas 12 delas são do gênero Helix, os famosos escargots caros que podem ser consumidos.

Os caramujos africanos, comuns de serem encontrados em solos brasileiros, foram introduzidos aqui ilegalmente na década de 80. A ideia inicial era comercializá-los como alimentos mas como não houve aceitação no mercado brasileiro, eles acabaram sendo descartados no solo. Eles se proliferaram pelo país e geraram alerta já que podem transmitir doenças, como a meningite.

Quanto custa?

O tradicional restaurante francês L'Escargot Montorgueil, especializado na iguaria, vende a mesma receita desde 1832: escargots servidos com manteiga e ervas como salsa, orégano, mais temperos. Por 54 euros, cerca de R$ 290, é possível degustar uma porção com 12 escargots.

Pastel de capivara, pizza de pudim... Cinco comidas diferentes de Curitiba Pastel de capivara, pizza de pudim... Cinco comidas diferentes de Curitiba

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade