Qual é a diferença entre os churrascos brasileiro, japonês e argentino?
Episódio do 'MasterChef' apresentou o modo de preparo da carne nos três países
O último episódio do "MasterChef Brasil", na noite de terça-feira (16), apresentou aos cozinheiros amadores uma paixão nacional: o churrasco e as diferentes formas de preparo da carne na Argentina e Japão. Esse foi um dos desafios da noite, preparar os pratos conforme a tradição de cada país.
"Eles (argentinos) falam que eles fazem o melhor churrasco do mundo, eu acho que é verdade", soltou Jacquin.
Duas equipes preparavam cada um dos tipos de churrasco e tiveram a difícil missão de agradar os chefs Henrique Fogaça, Helena Rizzo e Erick Jacquin, além de contarem com o craque Neto como convidado da noite.
“Não sabe fazer um churrasco, porr*? Vai cozinhar como com o [Henrique] Fogaça, com a Helena e com o Jacquin?", disparou o apresentador.
Na primeira etapa, Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça exibiram uma versão japonesa do churrasco com exemplos de espetos de frango com alho-poró, lulas com shitake, tofu com abóbora e quiabo com berinjela. Os grupos tiveram que preparar dois tipos de espetinhos, além de molho e acompanhamento.
Verdades sobre churrasco brasileiro com chef Erick Jacquin 😂😂 #MasterChefBr pic.twitter.com/kO5b7OlNZM
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) July 17, 2024
Mas afinal, qual é a diferença entre os churrascos brasileiro, japonês e argentino?
Brasil
Os cortes de carne são assados em churrasqueiras com grelhas e carvão. A temperatura costuma ser regulada de forma vertical. Os cortes mais tradicionais do churrasco brasileiro são picanha, maminha, alcatra, baby bife, bife de chorizo, filé mignon, coração de galinha e linguiça.
Muita gente também curte comê-lo acompanhando de arroz, farofa, molho vinagrete e até maionese de batatas.
Último Round: CHURRASCO BRASILEIRO! 🤤🤤🤤 #MasterChefBr pic.twitter.com/RDTpay49hS
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) July 17, 2024
Argentina
Os argentinos usam um equipamento conhecido como parrilla, que significa grelha para assar as carnes à lenha. O mesmo nome é utilizado também para se referir a esse tipo de carne preparada.
A grade da parrilla é composta por canaletas inclinadas de metal em formato de V, que permitem que a gordura da carne escorra até um reservatório. Assim, o churrasqueiro consegue aproveitá-la e deixar a carne mais suculenta e macia.
A lenha queima mais lentamente e permite um cozimento mais homogêneo das carnes, que são dispostas lado a lado na parrilla.
Os cortes comuns são bifes de chorizo e ancho, bife de lomo, assado de tira e vacío. Diferente da cerveja gelada, comum nos churrascos brasileiros, os hermanos adoram tomar vinho para acompanhar.
Japão
O churrasco japonês é conhecido como Yakiniku (carne grelhada) e foi popularizado pelo autor Kanagaki Robun, que escreveu um livro em 1872 sobre a culinária ocidental.
Pequenos pedaços de carne são cozidos sobre uma chama de carvão de madeira carbonizada por um processo de destilação seca. Esse cozimento também pode ser realizado em uma grelha à gás ou elétrica.
Em restaurantes que servem esse churrasco, os ingredientes são levados às mesas crus e preparados pelos próprios clientes em uma grelha montada durante a refeição.
Para temperar, são utilizados molhos como o shoyu, tarê, soja, além de misturas de saquê, mirin, açúcar, alho e suco de frutas.
Os cortes mais comuns são de carnes bovinas, suínas e de frango.