5 dicas para organizar um almoço de Páscoa completo
Confira nossas dicas para organizar e preparar um almoço de Páscoa caprichado para toda a família!
A Páscoa é uma data muito especial e uma oportunidade para reunir a família em torno de uma deliciosa refeição. Para quem está em dúvidas de como preparar um almoço de Páscoa caprichado, fique tranquilo (a)! O Alto Astral trouxe algumas dicas de como planejar o cardápio sem precisar gastar muito. Confira!
1. Saiba a quantidade de convidados
Os alimentos têm uma média de quantidade de consumo para cada pessoa. Então, para evitar que falte ou sobre comida na sua cozinha, saiba de antemão quantas pessoas comparecerão ao seu almoço. Veja a quantidade ideal para cada convidado:
- Arroz cru: 80g por pessoa;
- Salada: 200g por pessoa;
- Maionese: 150g por pessoa;
- Peixe: 250g por pessoa;
- Farofa: 50g por pessoa.
2. Calcule a quantidade de bebida
Também é importante calcular a quantidade de bebida para o almoço de Páscoa. No entanto, é preciso levar em consideração cada tipo de bebida que será servido aos convidados para realizar esse cálculo.
No caso de água, sucos e refrigerantes, é recomendado uma média de 300 ml por pessoa. Já uma garrafa de vinho serve, geralmente, três pessoas. Assim, fique atento (a) às quantidades!
3. Aposte em um menu variado
Outro passo importante para organizar o seu almoço de Páscoa é a definição do cardápio. Para conseguir agradar o paladar dos seus convidados, aposte em um menu diversificado, com salada, peixe, arroz branco e chocolate para sobremesa.
4. Pense também nas crianças
As crianças também devem fazer parte do seu planejamento. Crianças de até sete anos costumam consumir 70% a menos em comparação aos adultos. Se o pequeno não gosta de peixe, substitua o prato por uma macarronada, por exemplo. A sobremesa pode ser um delicioso ovo de chocolate.
5. Opte por peixes mais baratos
Para organizar e preparar um almoço de Páscoa saboroso sem gastar tanto, opte pelos peixes congelados em vez dos frescos ou do bacalhau em iscas ou lascas no lugar do bacalhau do Porto - que tem um preço mais elevado. Peixes como tilápia, filé de cação e merluza têm um preço mais acessível e rendem pratos deliciosos.