Abacate: conheça os benefícios e como incluir no cardápio
O consumo do abacate pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, reduzir o colesterol e até evitar o câncer e derrame
Originário do México e da América Central, o abacate é um alimento consumido em todo o mundo. A fruta é bastante versátil e possui diversas propriedades que contribuem para a manutenção da saúde.
Apesar do seu alto teor calórico, o abacate promove a saciedade e o controle de peso, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, reduz o colesterol e até pode proteger contra o câncer e derrame.
De acordo com a nutricionista da Pluxee, Soraia Batista, o abacate é fonte de vitaminas A, B e K, minerais, como potássio, manganês, ferro, cobre e zinco, fibras, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, consideradas positivas para o organismo.
"Apesar de calórica, a fruta é pobre em gordura ruim e não contém colesterol e sódio. Quando consumida de forma moderada, traz mais sabor e enormes benefícios à saúde" explica a profissional.
Benefícios do abacate
O abacate é um fruto que pode ser consumido in natura ou no preparo de saladas e pratos salgados ou doces. Abaixo, a especialista elencou os principais benefícios do abacate para o organismo.
- Ajuda na imunidade;
- Auxilia no aumento do HDL (colesterol bom), na redução do LDL (colesterol ruim) e dos triglicerídeos, prevenindo doenças cardíacas;
- Protege os olhos;
- Previne doenças como câncer, derrames e insuficiência renal;
- Contribui para o bom funcionamento do intestino;
- Aumenta a saciedade, evitando o consumo excessivo de comidas;
- É bom para a pele;
- Alivia os sintomas de artrite;
- Importante para os ossos.
Vale ressaltar que o abacate é um alimento com alto teor calórico, por isso a nutricionista recomenda evitar a adição de açúcar e optar por adoçantes no preparo de sobremesas com a fruta ou, ainda, utilizá-lo em pratos como saladas, molhos e patês. "Opte por consumir até 100g da fruta por dia e consulte um profissional de nutrição para encontrar a melhor forma de introduzir o abacate na sua alimentação", finaliza.