Berinjelas assadas no forno
Berinjelas assadas no forno, pouco trabalho e muito sabor
Essa receita de berinjelas assadas no forno é perfeita para quem está super ocupado, correndo de um lado para o outro para arrumar a casa, completar o jantar, dar banho nas crianças e ainda falar com a família no telefone. A receita é fácil, saudável e muito gostosa, pode ser servida como uma entrada vegetariana, ou ainda como um acompanhamento para algum prato de carne bem refogada como um picadinho.
As berinjelas assadas no forno ficam prontas em quarenta minutos, por isso não precisam de maiores cuidados, apenas ficar de olho no relógio.
Quais tipos de berinjelas podem ser preparadas no forno
Aqui em São Paulo é possível comprar três ou quatro tipos de berinjelas além da com a casca preta, a mais comum. Os outros tipos, listadas a seguir, são encontradas principalmente nas feiras livres e quitandas orgânicas como o Instituto Chão, na Vila Madalena, na zona Oeste. Existem ainda outros tipos, como a rajada de branco e lilás; a rochas e alongadas, e as totalmente redondas como uma bola de futebol. Tem ainda um bem miudinha que é boa para se fazer conserva, todas elas tem aproximadamente o mesmo sabor, ora mais ou menos intenso.
Veja aqui no site Vamos comer melhor algumas variedades de berinjelas para a sua horta.
Receita
Porções: 4 porções individuais
Tempo de preparo: 10 minutos
Ingredientes:
- 2 berinjelas grandes ou 4 pequenas
- Sal grosso
- 1 xícara de salsa fresca picada
- 1 suco de um limão siciliano espremido (opcional)
- 1 colher de chá de casca de limão ralada
- 1 colher de chá de vinagre de vinho para cada berinjela
- 2 colheres de chá de azeite para cada berinjela
- Papel alumínio para forrar a forma
Instruções:
- Lave as berinjelas e não corte as pontas. Cubra uma assadeira com papel alumínio e enrole as bordas, deixe-as um pouco amassadas para se por caso a casca de uma das berinjelas estourar, o líquido do cozimento não irá escapar para a forma.
- Coloque-as na assadeira, sobre o papel alumínio, e asse-as no forno quente, 200 graus, até murcharem. Em geral, demora quarenta minutos. Na metade do tempo, após vinte minutos, vire-as de lado.
- Quando estiverem bem macias, retire-as do forno, coloque-as sobre o prato que for servir e corte a casca no comprimento com uma faca bem afiada, não corte nem a polpa nem a casca do outro lado. Tempere com o sal, o vinagre ou o suco de limão, o azeite e polvilhe com a salsa picadinha. Sirva com pão, qualquer um serve. Jogue fora o papel alumínio e lave a assadeira.
Notas
Amasse suavemente as berinjelas com uma espátula para saber se as berinjelas estão cozidas. Não devem oferecer resistência. Na dúvida, aguarde mais 10 minutos.