Delícia brasileira: jilós com coalhada fresca
Muita gente não gosta de jiló, mas é por que não experimentaram um bem feito
18 abr
2022
- 21h25
(atualizado em 2/5/2022 às 17h25)
Exibir comentários
Muita gente não gosta de jiló, mas é por que não experimentaram um bem feito. Quando bem temperados e cozidos no ponto certo ficam levemente amargos. Mas, muito pouco amargos. Por outro lado, o seu sabor é delicado e a textura é macia. A receita a seguir foi servida como entrada com coalhada fresca.
Os jilós são da mesma família que as berinjelas, e pode ser preparado tanto cozido como em saladas. Para retirar o amargor, corte-o em fatias e esfregue-as com sal. Aguarde uns vinte minutos, lave-as, grelhe-as e sirva com um fio de azeite.
Os maxixes são da família dos pepinos, embora tenham uma aparência próxima -à dos jilós, ambos são verdes claro, e a polpa também tem cor aproximada e as sementinas no centro.
Receita
Porções: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes:
- Para 4 porções
- 8 jilós
- 1 colher de chá de sal
- água para cozinhar
- 1 xícara de salsa picada
- Coalhada fresca para acompanhar
- Pimenta-rosa para moer na hora
- Azeite de oliva
Instruções:
- Cozinhe os jilós inteiros e descascados apenas cobertos de água temperada com sal até ficarem macios. Retire-os delicadamente da panela com a ajuda de uma escumadeira. Arrume dois jilós em cada prato de sobremesa, polvilho com a salsa e coloque ao lado duas colheres de chá de coalhada. Moa um pouco de pimenta-rosa sobre a coalhada se quiser.