Sopa de batata orgânica e alho
A receita de sopa de batata orgânica é fácil de ser preparada, porém ela tem um segredo
A receita de sopa de batata orgânica é fácil de ser preparada, porém ela tem um segredo. Quando a sopa é preparada com batatas orgânicas ela adquire um sabor levemente adocicado, e muito sofisticado, que é impossível de ser obtido com as demais batatas. Veja bem, não sou daquelas cozinheiras que persegue a horta orgânico o tempo todo. Apenas, sempre que posso, troco ingredientes pulverizados com químicos por ingredientes fertilizados por produtos da própria natureza, também produzidos sem aditivos.
Os aditivos químicos na agricultura tem uma função complicada. Ao mesmo tempo que protegem as plantas produzidas em larga escala, e pode-se dizer que ajudam a alimentar o mundo. Por outro lado, as plantações são pulverizadas com muitos produtos a fim de garantir a saúde das plantas. É como se fosse um tratamento para alguém que não está doente. O resultado é que esses produtos - fertilizantes e inseticidas - interferem no sabor e na textura final dos legumes, das raízes e folhas.
Receita
Porções: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes:
- 600g de batatas orgânicas
- 2 dentes de alho grandes
- 2 litros de água
- 2 duas colheres de chá de sal (usei flor de sal, mas pode usar qualquer tipo)
- 1 /2 colher de chá de folhas de orégano ou de manjericão picadinho
Instruções:
- Descasque as batatas e lave-as. Cozinhe as batatas cortadas em pedaços, primeiro corte-as ao meio, em seguida corte mais um ou outro pedaço que precise até todos ficarem do mesmo tamanho.
- Cozinhe os pedaços de batata junto com os dentes de alho na água e sal, em uma panela tampada, com o fogo bem baixo, por aproximadamente quarenta minutos. Olhe algumas vezes após vinte minutos, o objetivo é obter pedaços de batata bem cremosos. Batata com o mixer, ajuste o sal e acrescente um pouco mais de água, ou melhor ainda duas colheres de sopa de creme de leite fresco. Polvilhe com as ervinhas e sirva.
- A sopa da foto foi servida com uma sobrinha de cenouras refogadas que polvilhei com queijo ralado para dourá-las um pouco.