Ai, que calor: picolé de morangos e gengibre
Picolé de morangos com gengibre
Prepare em casa ao seu picolé de morangos e gengibre, além de refrescante é super saudável. Porém, é bom lembrar que a receita fica sem gosto quando é preparada com morangos congelados. E, como os morangos são uma boa fonte de vitamina C, o melhor mesmo é utilizá-los frescos. Assim, aproveitarmos melhor o seu sabor doce e levemente adstringente. Você pode substitur os morangos pelo mesmo peso de outra fruta. Aqui na Cozinha da Marcia também preparamos picolé de manga com gengibre.
O gengibre é uma raiz que quando usada em pequena quantidade também aumenta a sensação de frescor de todos os alimentos. Eu recomendo uma quantidade boa para deixar o picolé de morangos e gengibre nota 8 em uma escala de 0 a 10 de frescor na boca. Você pode diminuir ou aumentar a quantidade à vontade.
Receita
Porções: 8 picolés
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes:
- 3 cm de raiz de gengibre ralada
- 1 xícara de água
- 800g de morangos
- 1 colher de chá de casca de limão ralado
- 1 colher de chá de folhas de hortelã picadas
- 1 / 2 xícara de açúcar
- 1 colher de glicose de milho
Instruções:
- Aqueça a água com o açúcar e o gengibre ralado. Retire do fogo assim que o açúcar dissolver, misture a glicose e mexa até ela derreter.
- Lave os morangos, corte os cabinhos e corte-os em pedaços grandes. Reserve aproximadamente uma xícara com esses pedaços de morango. Bata no liquidificador a calda de açúcar e gengibre com os morangos.
- Acrescente os pedaços de morango e as folhas de hortelã. Distribua o líquido em formas de picolé. Guarde-os no congelador por pelo menos quatro horas antes de servir.
- Atenção: não encha as formas que o volume aumenta quando congela. Preencha as formas até dois terços da sua altura.
Notas
Como soltar os picolés das formas de forma segura:
- pincele as forminhas com muito pouco óleo antes de colocar a massa do sorvete;
- para retirar os picolés coloque as formas em uma panela com água morna por aproximadamente um minuto - apenas para amolecer o óleo e não o picolé congelado. Puxe devagar para soltá-los. Se ainda não descolarem, coloque-os na água novamente por mais uma vez. Deve bastar.