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Rock e mais de 300 tipos de cervejas animam Beer Experience 2012

6 out 2012 - 12h14
(atualizado às 12h15)
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Trezentos rótulos de cervejas nacionais e internacionais fazem parte da carta da segunda edição do Beer Experience 2012, evento que acontece, nesta sexta-feira (5) e sábado (6), em São Paulo. Segundo a organização, é esperado um público de 5 mil pessoas, mais que o dobro de 2011, ano em que 2 mil pessoas consumiram 3,3 milhões de litros de cerveja.

Nesta edição, é esperado um público de 5 mil pessoas, mais que o dobro de 2011, ano em que 2 mil pessoas consumiram 3,3 milhões de litros de cerveja
Nesta edição, é esperado um público de 5 mil pessoas, mais que o dobro de 2011, ano em que 2 mil pessoas consumiram 3,3 milhões de litros de cerveja
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Nesta edição, o número de expositores dobrou e, entre os 40 que estão por lá – desde cervejarias, importadoras, distribuidoras, clubes cervejeiros e até um hostel – destaque para as cervejas artesanais, as microcervejarias brasileiras e os rótulos estrangeiros, especialmente os belgas e ingleses. Os preços dos copos e das garrafas da bebida começam em R$ 7 e podem chegar a R$ 50, uma garrafa, ou até mais de R$ 100 pelos kits.

Conheça algumas das cervejas nacionais

Entre os rótulos nacionais, ganha destaque o estande da Wäls, cervejaria de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Eles trouxeram oito estilos diferentes da bebida, como a Witle, cerveja de trigo que leva laranja da terra, pimenta da Jamaica e especiarias. Para o público masculino, o mestre cervejeiro da empresa, José Felipe Carneiro, garante que a Petroleum faz sucesso. De cor marrom bem escura e textura mais concentrada, ela é maturada com cacau extra bruto e tem 12% de teor alcóolico. “Essa cerveja é a queridinha do Brasil”, contou ao Terra. A mais pedida, de acordo com ele, é a Tripple, que com 9% de álcool, tem casca de laranja da pérsia e coentro.

Além das tradicionais Colorado, Cervejaria Nacional e Invicta, outra opção brasileira é a Dama Bier, que trocou recentemente os rótulos das garrafas e entre outros estilos, expõem produtos feitos com banana e cacau, além do tradicional chopp inglês.

Cerveja sustentável e produtos personalizados são alguns dos destaques internacionais

Entre as dezenas de rótulos internacionais, destaque para os belgas, que chamam mais atenção dos visitantes.  No entanto, vale aproveitar a promoção da cerveja dinamarquesa Faxe, que tem latão de um litro, e está sendo vendida por R$ 15. A lata mais uma caneca de vidro sai por R$ 50.

O produto da cervejaria californiana Anderson Valley, apesar da qualidade, não tem sabores ou aromas diferenciados, a não ser o modo de fabricação da cerveja. Adeptos da sustentabilidade, a cervejaria é um exemplo de cuidados com o meio ambiente e, em sua fábrica, usa energia solar, reciclagem e até distribui o chopp para os locais mais próximos usando cavalos.

Já a mexicana Duff, que ganhou fama ao ser consumida pela personagem Homer Simpson, lançou na feira produtos que vão muito além de um gole de cerveja. Baldes, luminosos, canecas, descansos de copo, chaveiros, entre outros produtos personalizados estão à venda.

Monte seu pub e receba cerveja pelo correio

Depois das cervejarias e distribuidoras, dois clubes cervejeiros – Cerveja Store e Have a Nice Beer – além de venderem as bebidas também oferecem outros atrativos, como assinatura de convênios para receber cervejas em casa mensalmente. A Cerveja Store, por exemplo, lançou na feira um serviço de criar o próprio pub em festas, no qual o cliente escolhe as cervejas que gostaria de servir. Segundo o responsável pela loja, Rafael Sacomani, o serviço foi recentemente contratado para animar ainda mais a festa de 40 anos de Reynaldo Gianecchini, que deve acontecer nos próximos dias. Ele contou que devido a descendência italiana do ator, cervejas típicas do país europeu serão servidas no pub exclusivo.

Outro estande que vale a pena conhecer é o do Escambo Hostel, que levou para a feira as cervejas fabricadas na capital paulista e no estado de São Paulo que normalmente são servidas para os visitantes estrangeiros. O cardápio da cozinha do local também está disponível.

Rock + cerveja

O público majoritariamente masculino que circula pelos estandes ouvindo clássicos do rock pode também, entre as paradas, petiscar comidas de boteco. Nas barracas, especialistas explicam as características das cervejas, o que atrai a atenção dos mais experts e impressiona os menos conhecedores.

Pensando nisso e nas novidades que a feira traz, o casal curitibano Thiago Vendramin e Andrea Huchser veio até São Paulo conhecer o evento. “No ano passado, já tínhamos interesse em vir, mas não deu por causa da data. Viemos para ver o que tem de novo”, contou Thiago, que é mestre cervejeiro no Paraná. “Nós viajamos atrás destes festivais”, comentou. “Ainda não fomos para fora do país atrás de cerveja, mas está nos planos”, emendou Andrea.

Eles já passaram por cidades como Porto Alegre e Blumenau em festivais deste tipo e acham interessante também conhecer as microcervejarias de São Paulo que não chegam até o sul do país. “Sempre que viajamos procuramos as cervejas locais”, disse Thiago.

Já os irmãos Gustavo e Daniel Pisatti estavam pela segunda vez no Beer Experience e comentaram sobre a melhora da estrutura. “Esse ano tem mais variedade, o espaço é bom também”, disse Daniel. Os dois estavam acompanhados do amigo Josué Neves, que visitava a feira pela primeira vez. “Evento com cerveja artesanal é a melhor coisa que fui”, contou.

As amigas Mayara Campo e Selma Vequi gostaram de apreciar as cervejas, mas estavam mais interessadas no show da banda Velhas Virgens. “Minha amiga me chamou e vim porque combina as duas coisas: Velhas Virgens e cerveja”, contou Mayara.

Entre as atrações musicais, show das bandas Cracker Blues e Velhas Virgens na sexta-feira (5) e, no sábado (6), sobem ao palco The Strong Golden Ales, Os Transtornados do Ritmo Antigo e a banda mais esperada, Raimundos.

Sobre o evento

O Beer Experience acontece no Espaço Villa Lobos, em São Paulo, e traz uma carta de cervejas com produtos vindos de lugares como Rússia, Bélgica, Alemanha, Ilhas Fiji, Austrália, Espanha, entre outros países. Entre as nacionais, destacam-se 50 rótulos brasileiros. 

Nesta edição, o ingresso funciona como uma comanda de consumação pré-paga que pode ser carregada na festa para o consumo de bebidas e comidas. Além da entrada, o ingresso dá direito a uma cerveja por dia (na sexta-feira, Wäls ou Way, e, no sábado, Brooklin) e um copo de acrílico.

Vale lembrar que, além dos cartões de crédito e débito, os visitantes devem levar dinheiro, já que até a metade da noite desta sexta-feira (5), os sistemas eletrônicos para venda de bebidas não estavam funcionando. Os convites antecipados comprados nos pontos de venda e online custam R$ 50. Na porta do evento, os ingressos passam a custar R$ 50 + 1 Kg de alimento ou R$ 70.

Fonte: Terra
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