Rooibos: conheça 6 curiosidades sobre o chá vermelho africano
Com propriedades únicas, a bebida ajuda no desempenho na academia e também garante uma boa noite de sono
Apesar do nome bastante diferente, o rooibos se tornou uma bebida queridinha dos apaixonados por chás por dois motivos principais. O primeiro deles é a gama de benefícios que ele pode oferecer à saúde, como redução do estresse e melhora na qualidade do sono. Já o segundo é por não conter teína, uma substância estimulante presente no chá de camellia sinensis - ou chá-da-índia -, que o fez se tornar uma alternativa para essa bebida mais popular, podendo ser consumido a qualquer hora do dia.
De acordo com Raúl Cotes, gerente de produtos da Tea Shop no Brasil e na Espanha, o rooibos também é conhecido como chá vermelho africano, tem um sabor intenso e conta com diversas propriedades medicinais, fazendo desta planta uma bebida cheia de curiosidades.
Pensando nisso, o profissional dividiu algumas curiosidades sobre esse tipo de chá que tem conquistado os consumidores brasileiros. Confira!
6 curiosidades sobre o rooibos
Só cresce na África do Sul
O rooibos é um arbusto nativo da África do Sul e só cresce em uma região montanhosa perto da Cidade do Cabo. A infusão da bebida é tão tradicional no país quanto o chá preto no Oriente.
É um isotônico natural
O chá africano é especialmente rico em minerais. Por isso funciona como uma bebida isotônica, que recupera a hidratação e repõe os sais minerais perdidos em atividades físicas intensas. Pode ser consumido quente ou frio, antes ou depois do treino.
Preserva a saúde de ossos e dentes
A presença de cálcio, flúor e manganês protege as articulações e pode ajudar a prevenir a osteoporose e o desenvolvimento de cáries.
Pode ser consumido o dia todo
O rooibos é livre de teína - diferente do chá preto ou verde, por exemplo. Por não conter estimulante, é recomendado para crianças e gestantes e pode ser consumido a qualquer hora do dia.
É naturalmente doce
A infusão do rooibos resulta em uma bebida intensa, de sabor naturalmente doce e frutado, sem retrogosto amargo ou adstringente. Dispensa a adição de mel ou outros adoçantes.
É uma bebida que tranquiliza
O chá africano contém magnésio, um tranquilizante natural que contribui para a manutenção do sistema nervoso. Reduz o estresse e ajuda a dormir.