Bolo Souza Leão: a sobremesa que é patrimônio de Pernambuco
O Bolo Souza Leão, também conhecido como o "rei dos bolos", não é uma receita como qualquer outra. Típico em Pernambuco, o doce é tão delicioso que foi consagrado Patrimônio Cultural e Imaterial do estado em 2007.
A origem da sobremesa é nebulosa e muitas teorias rondam a sua história. Dentre as versões, a mais contada é que o bolo foi criado pela família Souza Leão, dona de engenhos de cana em Jaboatão dos Guararapes na época do ciclo açucareiro, e servido a Dom Pedro II, durante uma visita a Pernambuco.
Ao longo dos anos, o Bolo Souza Leão sofreu diversas adaptações, todas igualmente deliciosas. A receita, que mistura parte da cultura portuguesa com a brasileira, não tem segredo, exigindo apenas paciência para realizar os processos do preparo.
No final, toda a espera vale a pena: a sobremesa tem uma massa cremosa, bem docinha e que lembra os tradicionais pudins de festa junina. Ficou interessado? Faça hoje mesmo esta receita de bolo Souza Leão para degustar!
Receita de bolo Souza Leão
Tempo: 1h40
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: médio
Ingredientes:
- 1 kg de açúcar
- 800ml de água
- 4 xícaras (chá) de leite de coco
- 1 kg de puba (massa de mandioca)
- 12 gemas
- 1 e 1/2 xícara (chá) de manteiga derretida
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de cravo
- 1 colher (chá) de canela em pó
- Margarina e farinha de trigo para untar
Modo de preparo:
- Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo médio por 15 minutos ou até formar uma calda rala. Desligue e deixe esfriar.
- Transfira para uma tigela, adicione o leite de coco, a massa de mandioca e misture bem.
- Peneire essa mistura por 3 vezes, adicione a gema, a manteiga derretida e o sal e misture bem.
- Peneire mais uma vez, adicione o cravo e a canela e despeje em uma forma de buraco no meio de 30cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 45 minutos ou até firmar.
- Retire, deixe esfriar, desenforme e sirva o bolo souza leão.