Branca, roxa e mais: saiba como usar cebola na cozinha
Você sabe usar a cebola na cozinha? Veja os diferentes tipos e saiba como incorporar o ingrediente em deliciosos pratos
A cebola é um ingrediente fundamental na cozinha. Além de ser utilizada como tempero, a cebola é ótima para a elaboração de inúmeras receitas, como sopas, caldos, carnes, molhos, saladas, entre outros.
No mercado, existem diferentes tipos da hortaliça, como a cebola-roxa e cebola-branca, mas quando utilizar cada opção? Abaixo, você confere as diferenças entre elas e como utilizar cada uma delas na cozinha.
Entenda a diferença entre cada tipo
A cebola-branca é o tipo mais popular no dia a dia dos brasileiros. Com aroma e sabor fortes, ela é menos calórica do que a cebola-roxa e rica em vitaminas do complexo B, especialmente B1 e B2, que ajudam a melhorar a imunidade.
A cebola-roxa, por sua vez, tem sabor mais adocicado e é rica em betacaroteno, um antioxidante que ajuda a manter a pele saudável. No entanto, ela tem mais calorias do que a cebola-branca.
Como aproveitá-las na cozinha?
A cebola-branca e a cebola-roxa podem ser utilizadas em diversos pratos na cozinha. A cebola-branca é indicada para o preparo de pratos refogados e molhos saborosos.
Já a cebola-roxa é perfeita para ser consumida crua, principalmente em saladas e sanduíches, mas também pode ser aproveitada em pratos caramelizados e até em conserva.
Diferenças entre outros tipos de cebola
Além das cebolas branca e roxa, existem alguns outros tipos que fazem parte da culinária e estão presentes em deliciosas preparações. Entenda quais são eles abaixo:
- Amarela: este tipo possui sabor forte e ácido e é indicada para usar no tempero da carne assada, molhos, sopas e refogados.
- Doce: se destaca pelo sabor doce e grande quantidade de água, podendo ser usada em pratos caramelizados, empanados, assados e saladas.
- Chalota ou échalote: conhecida pelo leve sabor, é ideal para o preparo de vinagretes, compotas e omeletes, além de servir como tempero em alguns pratos.