Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Calda, cobertura, recheio ou bolinha: saiba como chegar no ponto perfeito do brigadeiro

5 nov 2022 - 18h07
(atualizado em 7/11/2022 às 17h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Brigadeiro – Foto: Guia da Cozinha
Brigadeiro – Foto: Guia da Cozinha
Foto: Guia da Cozinha

Não tem segredo: o ponto do brigadeiro faz toda a diferença! Assim, a depender da sobremesa que você pretende fazer — seja o clássico brigadeiro enroladinho, um bolo de cenoura que pede uma calda cremosa ou mesmo um docinho para comer de colher — é preciso saber quais são as técnicas para chegar no ponto ideal.

Aliás, todo brigadeiro, independente da consistência que você precisa, segue sempre a mesma lista de ingredientes. Confira o que você vai precisar para o rendimento de aproximadamente 10 porções, a depender do ponto escolhido:

Ingredientes do brigadeiro clássico

  • 3 colheres (sopa) de margarina
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
Brigadeiro – Foto: Guia da Cozinha
Brigadeiro – Foto: Guia da Cozinha
Foto: Guia da Cozinha

Como chegar no ponto do brigadeiro perfeito?

Agora que você já tem todos os ingredientes em mãos, vamos aprender a chegar do ponto do brigadeiro? Desta forma, basta entender que os pontos são progressivos, e dependem apenas do tempo no fogão e na sua capacidade de avaliar a hora certa de tirar da panela.

Logo, os pontos de calda, cobertura, o cremoso e o de enrolar partem da mesma receita! E, agora, só falta aprender quando estão prontos e para que servem! Olha só:

Ponto de calda

Ideal para bolos, sorvetes e para ser servido quente, o ponto de calda é obtido no momento em que o brigadeiro ferve. Desta forma, se as bolhas de fervura já começaram a subir, sua calda está pronta! Neste ponto, a calda ficará lisinha e super leve, ainda em um ponto meio líquido.

Bolo de brigadeiro confeitado – Foto: Guia da Cozinha
Bolo de brigadeiro confeitado – Foto: Guia da Cozinha
Foto: Guia da Cozinha

Cobertura

Passados alguns minutos, o brigadeiro ficará sutilmente mais denso. Assim, é possível identificar o ponto de cobertura pegando um pouco do brigadeiro com a colher e levantando sobre a panela. Se estiver no ponto ideal, o brigadeiro ficará com aparência de fita (queda contínua e lisa, mas não muito líquida) ao cair sobre a mistura.

Este ponto de brigadeiro é ideal para bolo piscina, para comer de colher ou para cobrir bolos e doces.

Ponto cremoso

Ainda mais denso que o ponto de cobertura, o ponto cremoso é perfeito para recheios e pontos de bico de confeiteiro. Assim, nesse ponto, você conseguirá raspar a lateral da panela sem problemas. E, também, ao raspar o fundo, você consegue abrir a mistura, mas ela logo volta a se juntar. Ainda mais, ao suspender a massa com a colher, ela cairá em blocos.

Bolo vulcão de cenoura com brigadeiro – Foto: Guia da Cozinha
Bolo vulcão de cenoura com brigadeiro – Foto: Guia da Cozinha
Foto: Guia da Cozinha

Brigadeiro de enrolar

O brigadeiro de enrolar é o último ponto. Perfeito para fazer bolinhas, este ponto desgrudará completamente da panela e será possível fazer um montinho com a massa no centro da panela sem que ela se espalhe.

Desgrudou completamente da panela, você consegue fazer um montinho de brigadeiro no centro e ele não se espalha, cai em blocos.

Guia da Cozinha
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade