Canja de galinha clássica para superar a gripe e esquentar o corpo
A canja de galinha já passou por tantos países e culturas que seus anos de tradição fazem com que a descoberta de sua origem seja uma missão quase impossível. Há relatos, por exemplo, de que a receita seria proveniente da Índia pela riqueza em temperos e sabores; ou até mesmo da China, devido à presença do arroz como ingrediente.
Seja como for, uma coisa é fato: essa receita saborosa e incomparável chegou em terras brasileiras com a colonização portuguesa e nunca mais se fez esquecer!
Que canja de galinha não faz mal a ninguém e já caiu no gosto popular há séculos não é novidade! Aliás, seu sucesso é devido à sua simplicidade, riqueza nutricional e anos de tradição, já que essa receita — que passa de geração em geração — sempre manteve esse gostinho de canja da vovó. E, nessa narrativa, a canja de galinha sempre trouxe aquela fama de curar gripes fortes de maneira quase milagrosa!
Da clássica "Canja à la brésilienne", amada por D.Pedro II e, também por sua influência, espalhada pelo mundo, até a canja da vovó, não sobre dúvidas: não tem erro nenhum com a canja de galinha! Por isso, confira a seguir o passo a passo para fazer e apreciar essa receita clássica:
Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes da canja de galinha:
- 1 peito de frango sem pele
- 2,5 litros de água
- 1 cubo de caldo de galinha
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 2 tomates picados
- 150g de vagem picada
- 2 batatas em cubos
- 1 cenoura em rodelas
- 1 lata de milho verde escorrido
- 1 xícara (chá) de arroz branco cru
- Sal, pimenta-do-reino e cebolinha picada a gosto
- Queijo parmesão ralado para polvilhar
Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, coloque o frango, a água e o caldo de galinha. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Retire o frango da panela e desfie com um garfo, reservando a água do cozimento. Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e frite a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o tomate e refogue por 3 minutos. Junte a água do cozimento reservada e, assim que levantar fervura, junte os legumes e cozinhe por 3 minutos. Adicione o arroz, o frango desfiado, sal, pimenta e cozinhe com a panela semiaberta até amaciar tudo. Transfira para uma sopeira, polvilhe com parmesão, cebolinha e sirva.