Canjiquinha: a receita mineira perfeita para o almoço de domingo
Tradicionalíssima em Minas Gerais, a canjiquinha é o prato perfeito para o cardápio de almoço nesse domingo! Assim, prepare-se para muita fartura em uma refeição cheia de delícias únicas. Lógico, assim como os sabores clássicos da culinária mineira prometem, esse prato também não é difícil de fazer e renderá para a família toda.
Aliás, você sabia que a origem dessa delícia confunde-se com a história do Brasil? Por exemplo, há relatos de que a receita seria uma variação do xerém, um prato luso-brasileiro, que consiste em milho grosseiramente moído cozido com carne de porco. A partir dessa inspiração, a canjiquinha teria surgido com a mistura de influências africanas, indígenas e portuguesas.
Então, o prato teria se desenvolvido no caminho dos bandeirantes e tropeiros entre São Paulo e Minas Gerais durante o Ciclo do Ouro. Assim, reunindo o feijão tropeiro, com as carnes disponíveis e os temperos mais comuns da época. Com o passar do tempo, a canjiquinha também passou a ser conhecida como péla-égua e quirerada, você sabia?
Por fim, saiba como fazer a canjiquinha e recupere o sabor da roça aí mesmo na sua cozinha! Saiba como:
Tempo: 1h30 (+1h de descanso)
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes da canjiquinha:
- Suco de 2 limões
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 4 tomates picados (sem pele e sem sementes)
- 1 cebola média picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 dentes de alho amassados
- 250g de canjiquinha (quirela de milho)
Modo de preparo:
Tempere a costelinha com o sal, a pimenta-do-reino e o suco de limão. Deixe descansar nesse molho por uma hora. Assim, aqueça o óleo e ponha as costelinhas temperadas. Deixe fritar até que doure por igual, mexendo de vez em quando. Depois, acrescente o tomate, a cebola, o alho e deixe cozinhar até que as costelinhas estejam macias.
Em outra panela, coloque a canjiquinha e despeje água o suficiente para cobri-la. Logo, tempere com sal a gosto e deixe cozinhar até que ela esteja macia. Junte as costelinhas refogadas e misture bem. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Finalmente, sirva acompanhado de arroz branco e couve refogada.