Castanha portuguesa: conheça os benefícios da oleaginosa
Muito comum na ceia de Natal, a castanha portuguesa pode ser consumida de várias formas e traz muitas vantagens para a saúde
A castanha portuguesa é um daqueles ingredientes que muitas famílias não estão acostumadas a comer com frequência, a não ser no Natal. Nessa festividade, esse item vem com tudo em recheios, farofas, molhos e cozida.
Mas talvez essa seja a hora de repensar e começar a incluir a castanha portuguesa na sua rotina. Afinal, ela traz vários benefícios para o corpo humano, além de ser versátil nas formas de consumir. Ela pode aparecer crua, cozida, torrada, em forma de farinha ou assada, utilizada tanto em pratos salgados como doce.
Segundo a nutricionista Deise Doi, consumir até 30 gramas por dia é o suficiente. Até porque, mesmo aquilo que faz muito bem.tem certos limites. A seguir, veja por que você deve acrescentar a castanha portuguesa na sua dieta:
Vantagens do consumo de castanha portuguesa
A castanha portuguesa é conhecida por ser rica em fibras, reduzir níveis de colesterol e ajudar no emagrecimento. "Além disso, ela ainda é coadjuvante no rejuvenescimento, uma vez que protege contra ação de radicais livres", diz Deise.
Segundo a nutricionista, a castanha portuguesa ainda é fonte de nutrientes como minerais e vitaminas do complexo B, além de vitamina C, ou seja, atua diretamente no aumento da imunidade. Outro componente importante na castanha é a lisina, potente aminoácido no combate da herpes.
O alimento também atua no controle da ansiedade por conter triptofanos. De acordo com Deise, os minerais presentes na castanha também ganham destaque, uma vez que a quantidade de ferro, cálcio, potássio, magnésio, manganês e zinco são consideráveis, prevenindo anemia, osteoporose, e hipertensão arterial.
Mas não para por aí, viu? "A quantidade de gordura monoinsaturada, como o ácido oleico e palmitoleico, ajuda a controlar níveis de colesterol no sangue", adiciona a nutricionista.
Por fim, a quantidade de carboidratos na castanha portuguesa também é interessante, uma vez que, somada a quantidade de fibras, atua no controle da glicose no sangue.