Como escolher ovo? Veja dicas para suas próximas compras
É preciso saber escolher bem os ovos no mercado para garantir uma alimentação segura e de qualidade para você e sua família
Você sabia que outubro é o Mês do Ovo? Assim, é uma ótima oportunidade para lembrar do quão importante esse alimento cheio de nutrientes é em muitas dietas. Além de ser uma proteína de alto valor biológico, ele aumenta a saciedade e é repleto de vitaminas, como A e D.
Não é à toa que, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção de ovos no Brasil ultrapassou a marca de 52 bilhões de unidades em 2022, com consumo médio de 241 ovos por pessoa. Porém, para conseguir consumir esse alimento e ter todos os seus benefícios, é preciso saber como escolher bem os ovos no mercado.
Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, explica que a casca do ovo funciona como uma embalagem natural que preserva o conteúdo interno e prolonga a vida útil do alimento. Porém, alguns cuidados na seleção e no armazenamento fazem toda a diferença para garantir a segurança do consumo.
A especialista destaca 3 passos muito importantes para escolher e manter ovos de boa qualidade:
Observe a embalagem
Primeiramente, você vai olhar bem para as informações na embalagem, assim como para qualquer alteração nela. Assim:
- Verifique a data de produção e a data de validade
- Certifique-se de que a embalagem está seca e sem rachaduras
- Procure pelo selo de inspeção oficial, que pode ser federal, estadual ou municipal
Confira os ovos
A seguir, se conseguir observar os ovos dentro da embalagem, preste atenção nas seguintes coisas:
- Escolha ovos íntegros, sem fissuras ou rachaduras visíveis
- Certifique-se de que estão limpos, sem sujeira aderida ou qualquer tipo de sujeira na embalagem
Faça a conservação correta
A conservação dos ovos, tanto no mercado quanto em casa, também é muito importante. Então, na hora de escolher os ovos no mercado, já preste atenção se o local no qual eles ficam está exposto ao sol, pois isso não é bom para eles.
Em casa, evite lavar os ovos, pois a umidade pode permitir a proliferação de microrganismos ou mofo. O processo térmico, como cozimento ou fritura, eliminará qualquer microrganismo. Para armazenar, mantenha os ovos em local seco e fresco fora da geladeira até a data de validade ou na geladeira, retirados da embalagem, para garantir maior frescor.