Como fazer o frango empanado perfeito? Confira dicas
Se você ama um frango empanado, precisa conhecer essas dicas para ele ficar saboroso, crocante por fora e macio por dentro
Dizem por aí que "qualquer coisa fica melhor empanada" - e não é à toa! Esse método, que consiste em usar farinha e ovo para criar uma casca crocante ao redor do alimento, realmente é muito difícil de não agradar alguém. E o melhor é que ele pode ser usado em vários alimentos, como carne, peixe, legumes, entre outros, então dá para variar de acordo com suas preferências.
E uma das receitas mais conhecidas com essa técnica é o frango empanado. Amado por muitos, ele precisa ser feito da forma correta para ficar saboroso e bem crocante, mas mantendo seu meio macio.
Quer saber como fazer isso? Veja a seguir dicas para um frango empanado perfeito:
Seque bem o frango
Antes de tudo, seque bem a peça de frango que for usar. Isso é importante porque, caso ele esteja úmido, irá deixar a farinha empapada e ela não conseguirá grudar para formar a crosta. Assim, pode usar toalhas de papel e secar muito bem o alimento antes do preparo.
Empane na sequência correta
Para que o resultado seja aquele que se espera, é preciso saber empanar da forma correta e, principalmente, na ordem certa. No frango empanado clássico, primeiro vem a farinha de trigo, depois o ovo batido e, por último, a farinha de rosca. Essa ordem é importante para que o ovo possa agir como uma "cola" para a farinha de rosca.
Escolha bem a farinha
Como visto acima, o mais tradicional é usar as farinhas de trigo e de rosca. Entretanto, dá para mudar isso de acordo com o seu gosto. Utilizar os dois ingredientes vai fazer o alimento ficar mais crocante, mas se você preferir uma crosta mais fina pode usar apenas a de trigo.
Ademais, se quiser trocar a farinha de rosca pela panko, essa também é uma opção. Ela, inclusive, absorve menos óleo. Quem é celíaco também pode usar farinhas de milho que não contenham glúten.
Se atente ao ponto
Se você fritar demais o frango, ele vai secar e até queimar. Assim, é preciso prestar bastante atenção para não errar o ponto. Uma dica, nesse sentido, é que quando a crosta começar a escurecer e parecer crocante, deve estar bom. Contudo, lembre-se que isso só funciona se o óleo estiver em uma boa temperatura (mais de 180º C).