Aprenda a fazer o cupcake do Roberto Carlos; veja passo a passo
Se preparar uma sobremesa para receber convidados em casa já é difícil, imagine fazer cupcakes especiais para ninguém menos que Roberto Carlos, Wanessa Camargo e Faustão? Conhecida como "doceira das celebridades", Miryan Lascani sabe bem o que é isso. Há 20 anos criando doces, ela traz uma lista de celebridades no currículo para as quais já recebeu encomendas de bolos, docinhos e cupcakes.
Wanessa Camargo e Tom Cavalcante; veja os docinhos dos famosos
Não à toa, a vitrine da SãoÇúcar, sua loja na zona oeste de São Paulo, chama a atenção não só pelos docinhos, mas pelo nome de cada um. O cupcake de coco queimado, por exemplo, é batizado de Tom Cavalcante. Já o de banana é chamado de Zezé Di Camargo e o de brigadeiro com chocolate leva o nome da filha do cantor, Wanessa. Tudo com base nos gostos dos famosos, mas Miryan explica que nem todos dão sugestões na hora de fazer a encomenda. "Não tem regra. Alguns me dão dicas do que gostam e outros eu crio e eles aprovam".
Entre todos os bolinhos decorados, o mais vendido é o de Roberto Carlos, um cupcake feito com coco, recheio de docinho de coco e coburta de chantilli com cereja. "Outro dia parou um ônibus com sete velhinhas aqui que vieram de Jaú só para comprar o doce. E o pior, eu só tinha quatro na vitrine. É impressionante como as pessoas gostam dele", conta a doceira.
Durante conversa com o Terra, Miryan contou sobre os docinhos mais difíceis de preparar, a preferência dos famosos e ensinou a fazer em casa o cupcake preferido do rei. Confira a seguir.
Terra: Quando você começou a fazer doces?
Miryan: Sou doceira há 20 anos, mas comecei a fazer cupcakes há nove. Sempre gostei de colocar a mão na massa e preparar sobremesas. Morei quatro anos em Boston e fazia bolo lá, tanto para comer em casa quanto para vender, mas nessa época só fazia bolos comuns, de fubá ou de milho. Quando voltei para cá, comecei a fazer cupcake em casa.
T: Há quanto tempo existe a SãoÇúcar?
M: Aqui era uma lojinha, uma chocolateria da irmã de uma amiga. Ela me ligou em janeiro e disse que precisava de uma sócia, mas ela quera alguém para fazer chocolate. Eu gosto de fazer chocolate, mas meu negócio é fazer doce. Aí transformei no meu negócio e chamei o Felipe, amigo do meu filho, para fazer sociedade comigo. A gente tem muitas encomendas. As pessoas param aqui para comer, mas a maioria é encomenda, festas e eventos.
T: E como surgiu a história de ser “doceira das celebridades”?
M: Por 13 anos, fui produtora de shows. Trabalhei com o Zezé Di Camargo e Luciano no comecinho da carreira, Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó e Roberto Carlos. Nessa época, eu já gostava de fazer doces, mas ficava muito tempo na estrada e não tinha tempo. Um dia sofri um acidente grave de carro e tive que parar. Foi aí que resolvi largar meu trabalho de produtora e virar doceira. Como tinha contato com alguns famosos e sou muita amiga da Suzana Lamounier, passei a fazer doces especiais para eles.
T: Para quais famosos você já fez doces?
M: Para bastante gente. Tom Cavalcante, Wanessa (Camargo), Zezé (Di Camargo), Zilu, Faustão, Roberto Carlos, João Neto e Frederico, Munhoz e Mariano... Ah, tem vários.
T: Eles dão sugestões na receita?
M: Depende. Por exemplo, o Zezé adora banana e por isso fiz um cupcake para ele em que a banana é o ingrediente principal. No caso do Roberto Carlos, foi a assessora dele que me contou que ele ama coco e, em cima disso, criei o doce. Já a Zilu não gosta de chantilly e muito enfeite. O do Munhoz e Mariano, eu criei antes e eles gostaram tanto do doce que encomendaram um balde, aí batizei com o nome deles. Não tem regra. Alguns me dão dicas do que gostam e outros eu crio e eles aprovam.
T: De todos, qual foi o mais difícil de fazer?
M:Tiveram dois muito difíceis. Um foi para o Faustão, o de frutas vermelhas, e o outro foi o do Roberto (Carlos), que é feito de coco, recheio de docinho de coco, cobertura de chantilly e cereja chilena. No final do ano, ele também encomendou 200 palhas italianas comigo e tive que pensar bastante nos detalhes porque tem que ficar atenta à cor do papel e da fita. Se for marrom, por exemplo, ele não come. Embalei no papel transparente e coloquei uma fitinha vermelha de natal.
T: Qual é o mais vendido?
M: Sem dúvida, o do Roberto Carlos. Outro dia parou um ônibus com sete velhinhas aqui que vieram de Jaú só para comprar o doce. E o pior, eu só tinha quatro na vitrine. É impressionante como as pessoas gostam dele.
Quer fazer o cupcake do Roberto Carlos em casa? Confira o passo a passo:
Ingredientes
Cupcake (18 unidades)
150 g de manteiga ou margarina
2 ½ xícaras de açúcar
4 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
1 copo de leite de coco
1 colher (chá) de essência de baunilha
4 colheres (sopa) de coco ralado
1 colher (sobremesa) de fermento
Recheio
2 colheres (sopa) de leite condensado
1 colher (sobremesa) de coco ralado
1 colher (sobremesa) de leite de coco
Chantili para decorar
Cerejas chilenas
Modo de preparo
Cupcake
Coloque o açúcar a manteiga em um recipiente e misture na mão ou na batedeira até formar uma massa homogênea. Reserve. Adicione os ovos à mistura de açúcar e manteiga. Mexa bem. Em seguida, coloque a essência de baunilha e acrescente a farinha intercalada com o leite de coco, mexendo o tempo todo para que a massa não empelote. Logo depois, acrescente o coco ralado e, por fim, adicione o fermento. Coloque a massa em pequenas forminhas de papel e leve ao forno pré-aquecido a 180° C por 40 minutos. Vale lembrar que, como a massa vai crescer, não é preciso encher a forminha por completo. Um pouco mais que a metade já é o suficiente
Recheio
Enquanto a massa estiver assando, aproveite para deixar o recheio pronto. Misture o leite condensado ao coco ralado. Em seguida, acrescente o leite de coco para deixá-lo menos densa.
Montagem
Assim que o cupcake estiver assado, tire-o do forno e deixe esfriar. Em seguida, cubra o seu topo com o recheio. Por fim, acrescente o chantili e uma cereja.
Serviço:
SãoÇúcar
Rua Apinajés, 818 - Perdizes
(11) 3675-5588