Existem pessoas que, ao verem outras cozinhando, pensam que é fácil botar a mão na massa. Mas, quando se aproximam do fogão, a receita desanda. Mas, calma, há solução. Nestes casos, algumas dicas podem ser valiosas para começar a acertar o caminho na culinária.
Em entrevista ao Terra, a chef e apresentadora Isa Souza listou algumas ideias simples que podem ajudar os iniciantes na cozinha e também facilitar a vida de quem já está acostumado com panelas e fogões.
Segunda a chef brasileira, apresentadora do cooking show Isa, Vida Y Sabor, exibido em um canal latino nos Estados Unidos e em El Salvador, o grande segredo, na verdade, são os detalhes. “O que faz a diferença é o cuidado, como retirar a pele do tomate ou deixar a carne refogar em fogo baixo, por exemplo. Não ter pressa", afirmou.
Formada em direito, a gaúcha desistiu de exercer a profissão depois de fazer mestrado na Espanha e ver as dificuldades de atuar fora do Brasil. Depois disso, começou a dar aulas de culinária nos Estados Unidos e foi “achada” por um produtor de TV quando encantou os americanos ao levar docinhos ao aniversário de uma amiga. O brigadeiro, o beijinho e o quindim daquela festa levaram Isa ao programa que está no ar desde 2010 e terá as receitas da primeira temporada transformadas em livro a ser publicado nos próximos meses, nos EUA.
Fogo baixo
Para Isa, em primeiro lugar, quem não sabe “pilotar” o fogão deve sempre manter a calma. “Quem não sabe cozinhar deve ir sempre devagar. Devagar significa fogo baixo. Vai devagar até pegar a manha”, aconselha. A chef explica ainda que é preciso observar a comida e entender o que ela quer dizer. “Deixe a comida conversar com você. O gostoso de fazer a comida é quando você não acelera muito, dá o tempo dela de fazer as coisas”, afirma.
Além da preocupação com o resultado final, a chef pensa também na segurança dos iniciantes e costuma passar noções básicas de como se comportar na cozinha para o seu público. “Nas escolas de gastronomia, o cara fica 15, 20 horas cortando cebola. Não queira fazer como profissional”, explica. E esclarece que, ao contrário do que muita gente pensa, a escolha da faca é item primordial. “Faca ruim corta, faca boa, não. Faca boa é menos perigo”, argumenta.
Confira abaixo alguns segredos da cozinha de Isa Souza:
1. Sempre peneirar açúcar e farinha antes de preparar algum alimento
2. Tirar congelados do freezer um dia antes. “Lembre-se sempre que carnes e peixes precisam ser descongelados na geladeira”, explica Isa.
3. Adote o uso do papel toalha para evitar lavar panos de prato. “pense no meio ambiente”.
4. “Água estraga a receita”. Esta é uma regra básica e que merece atenção, por isso, seque bem a panela e os alimentos em papel toalha antes de começar a cozinhá-los.
5. Atenção aos rótulos. “Não precisa inventar e encher a cozinha de temperos. O que não vai na minha comida? Aquilo que eu não sei o que é. Então, leu e não entendeu, não leva”.
6. Amassar o alho com a faca e tirar a casca rapidamente com a ponta dos dedos para evitar o máximo possível que o cheiro fique nas mãos. Tire a pontinha do alho com a faca e use um guardanapo para tirar o excesso do tempero, cebola ou qualquer outro ingrediente da faca. “Quanto menos contato com o alho, melhor”.
7. Escolha a faca certa e sempre use-a com firmeza para que não escorregue e corte os dedos. “Faca ruim corta. Faca boa, não. Faca boa é menos perigo”, alerta Isa. “Não tente imitar os chefs de cozinha que vê na TV. Cozinhe por prazer. Faça com tempo”.
8. Preferir o fogo baixo. “Vai fazendo devagar em fogo baixo, você não está em um restaurante com um monte de pedidos”, comenta a chef.
9. Aprenda a conversar com a comida e preste atenção nos sinais que a panela dá. “Tem que aprender a conversar com a comida. Quando o alho começa a estalar, ele está chamando a cebola para a festa”, comenta.
10. Temperos desidratados são uma boa opção para ter em casa. São mais práticos e duram mais tempo do que os frescos.
11. Cultivar ervas em pequenos vasos na cozinha é um boa dica para sempre ter ingredientes de fácil acesso.
12. Prefira os azeites de oliva de origem espanhola. “Acho que eles têm um custo-benefício bom”.
13. Sempre aqueça a panela antes de colocar o azeite de oliva porque ele mantém mais as propriedades se não passar pelo processo de aquecimento.
14. Na hora de escolher o sal, vá sempre na direção do sal marinho. “Quanto menos refinado, melhor. Procure conhecer o sal que está comprando, porque hoje infelizmente ainda há muito sal sintético”, explica Isa.
15. O sal não deve ser colocado no início do processo de cozimento, junto com o alho e a cebola. Segundo a chef, ele tira a água dos ingredientes, deixando-os mais duros. Se quiser uma carne suculenta, por exemplo, jogue o sal depois. “No sul, usamos sal grosso porque ele não faz esse processo tão rapidamente, já que preferimos a carne ao ponto, suculenta, macia”, explica.
16. Congelar cebola, cebolinha, ervas e outros temperos pode ajudar na hora da correria, além de mantê-los mais tempo conservados, para quem não costuma cozinhar muito. Compre-os frescos, seque bem com o papel toalha e coloque em pequenos potes no freezer. “De vez em quando, mexa-os para ele não empedrar e virar gelo”, afirma.
17. Procure comprar pimenta a granel e faça uma mistura daquelas que você mais gosta e moa somente na hora de temperar. Isto irá manter as propriedades que ela tem e que ajudam na hora da digestão.
18. Sempre tire o tempero do pote com uma colher. Não aproxime o pote da panela para que o vapor não entre e umedeça o produto.
19. Não tire a comida do micro-ondas antes dele apitar três vezes. "Primeiro, porque está em processo de cozimento e, depois, porque as micro-ondas ainda estão sendo liberadas ali dentro", avisa.
20. Atenção aos convidados: sempre que receber um convidado ou for cozinhar para alguém, faça algumas perguntas para não errar na escolha do cardápio. Há pessoas alérgicas a camarão, por exemplo.
A chef e apresentadora de TV Isa Souza ensina os iniciantes na cozinha a prepararem um jantar especial para alguém. O prato escolhido foi o Risoto Siciliano com Camarão, que pode ser acompanhado por uma taça de vinho branco
Foto: Fernando Borges / Terra
Para o risoto, os ingredientes são: 1 cebola branca picada, 2 dentes de alho picados, 1 limão siciliano inteiro (suco, raspas e bagaço), 1 taça de vinho branco, 1 xícara e ½ de arroz arbóreo, 2 colheres de sopa de manteiga sem sal, Pimenta, Sal, Azeite de oliva, Queijo parmesão ralado
Foto: Fernando Borges / Terra
Atenção na hora de comprar o arroz adequado para fazer o risoto
Foto: Fernando Borges / Terra
Para preparar os camarões salteados na manteiga, é necessário: camarões grandes, azeite de oliva, 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sobremesa de alho desidratado, salsinha e cebolinha a gosto
Foto: Fernando Borges / Terra
O alho desidratado é uma boa opção para não fazer bagunça e ficar com cheiro de tempero na mão
Foto: Fernando Borges / Terra
Para os principiantes na cozinha, picar os temperos antes de começar a receita e separar os ingredientes pode evitar problemas
Foto: Fernando Borges / Terra
Primeiro passo coloque cerca de 2 litros de água para esquentar. Quando ela estiver quente, esprema um limão siciliano inteiro nela. (Faça isso colocando uma das mãos por baixo, para que filtre as sementes). Depois, jogue o limão já espremido na panela para esquentar também. Esta água será usada para hidratar o risoto. "Lembre-se sempre de lavar a mão e o antebraço depois de usar limão na cozinha. Ele pode manchar a pele", alerta Isa
Foto: Fernando Borges / Terra
Depois, aqueça a panela que usará para fazer o risoto em fogo alto. Ele pode ser feito em qualquer panela, mas prefira uma que tenha a circunferência maior, para o risoto se espalhar por toda a superfície, explica. Depois de aquecida, abaixe o fogo e coloque aproximadamente três colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
Foto: Fernando Borges / Terra
Em seguida, jogue uma colher de sopa de manteiga sem sal
Foto: Fernando Borges / Terra
Antes da manteiga estar totalmente derretida, acrescente os dois dentes de alho picados
Foto: Fernando Borges / Terra
Quando o alho começar a estralar e ficar dourado, jogue a cebola picada
Foto: Fernando Borges / Terra
"Tem que aprender a conversar com a comida. Quando o alho começa a estralar, ele está chamando a cebola para a festa", explica a chef
Foto: Fernando Borges / Terra
Depois que a cebola começar a fritar, é hora de acrescentar o arroz (não é necessário lavá-lo). Quando o arroz começar a estralar, acrescente sal e pimenta a gosto. (Uma colher de chá pode ser a quantidade ideal para esta receita. A pimenta moída na hora também pode deixar a receita com mais sabor
Foto: Fernando Borges / Terra
Depois disso, é fundamental mexer o risoto o tempo todo. Ele deve levar de 20 a 30 minutos para ficar pronto. Lembre-se também de vigiar o fogo e mantê-lo sempre baixo
Foto: Fernando Borges / Terra
Depois de misturar os temperos, jogue um copo americano de vinho branco e continue mexendo. O vinho é importante para abrir as fibras do arroz e deixar o risoto com uma consistência melhor
Foto: Fernando Borges / Terra
Em seguida, acrescente as raspas de um limão siciliano. Agora é hora de colocar o que dá personalidade ao risoto, a predominância do sabor. Aqui no caso, vamos colocar as raspas do limão, explica. Vale lembrar que as raspas devem ser tiradas com calma para garantir que somente com a parte colorida saia, já que a membrana branca é amarga
Foto: Fernando Borges / Terra
Quando o arroz começar a grudar no fundo da panela, é o momento certo de começar a colocar a água. Com uma concha, junte a água com limão que já foi aquecida anteriormente. Coloque a água aos poucos, encobrindo todo o arroz e vá mexendo sempre devagar. "Nessa hora ele começa a pedir água. Viu como é fácil cozinhar?", brinca Isa
Foto: Fernando Borges / Terra
O risoto não pode ficar seco, deixe-o sempre molhado. Quando perceber que está começando a grudar no fundo da panela, é hora de acrescentar mais água. Em média, isso acontece de três em três minutos, mais ou menos. Atenção: caso a comida comece a dourar mais de um lado, vire a panela no fogão para igualar o cozimento
Foto: Fernando Borges / Terra
"O ponto que o arroz deve ficar é aquele que quando puxa no prato, ele volta", explica a chef. O correto para o risoto é não deixá-lo totalmente cozido, mas em um ponto um pouco mais firme. Vale lembrar que como ele fica umedecido, o cozimento continua mesmo depois de desligar o fogo, por isso a água não pode secar totalmente
Foto: Fernando Borges / Terra
Quando estiver perto do final do cozimento, é hora de testar o tempero e, caso necessário, acrescente mais sal e pimenta. A parte final é colocar manteiga e o queijo parmesão, mas só faça isso antes de servir o prato. Coloque primeiro a manteiga e, em fogo baixo, mexa até ela derreter quase totalmente. Depois rale o queijo parmesão por cima e mexa o arroz de fora para dentro até ele também derreter. Depois, sirva
Foto: Fernando Borges / Terra
Para preparar o camarão, esquente a frigideira, depois coloque azeite de oliva e uma colher de sopa de manteiga sem sal
Foto: Fernando Borges / Terra
Após a manteiga derreter completamente, aumente o fogo e acrescente os camarões (frescos, de preferência)
Foto: Fernando Borges / Terra
Em seguida, tempere com sal, pimenta e alho desidratado. Quando começar a estralar, abaixe um pouco o fogo e vire-os de lado na frigideira
Foto: Fernando Borges / Terra
Cuidado para não queimar. Em seguida, desligue o fogo e está pronto. O cozimento é bem rápido. "Tem que ter um pouco de rapidez na hora de colocar o camarão na frigideira e é melhor que não tenha água. Além disso, ele não precisa cozinhar demais, senão vai ficar duro", alerta Isa
Foto: Fernando Borges / Terra
Para montar o prato, coloque o risoto, salpique poucas raspas de limão, acrescente os camarões e tempere com salsinha e cebolinha picadas a gosto. Se quiser, acrescente também um fio de azeite por cima de tudo