A expressão “encher os olhos” talvez case perfeitamente com o trabalho desenvolvido pelo artista holandês Tjalf Sparnaay. Seus quadros, pintados a óleo, seguem o estilo “megarrealista” e, de fato, parecem pratos prontos para serem devorados. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
No entanto, os cheeseburgueres, batatas e sobremesas pintadas pelo artista podem alcançar um preço bem mais salgado do que o produto real: alguns quadros chegam a 45 mil euros.
Sparnaay investiu os últimos 25 anos aperfeiçoando seu ofício, pintando alimentos diariamente com um realismo espetacular. “Eu crio os temas para minhas telas com base na realidade do dia a dia, utilizando itens triviais ou mundanos. Minha intenção é dar a estes objetos uma alma, uma presença”, explicou o artista de 58 anos.
Tjalf é considerado um dos mais importantes pintores no segmento do megarrealismo, que é parte do hiper-realismo, movimento global de arte. Ele afirmou que pretende criar um trabalho com o qual o espectador encontre algo acessível e simples. “Espero que minhas pinturas permitam ao espectador a ‘re-experiência’ da realidade, o redescobrimento da essência das coisas que se tornaram tão comuns, do seu DNA até o nível universal da estrutura, em toda a sua beleza. Eu chamo a beleza do lugar-comum contemporâneo”, comentou.
O artista disse ainda que, em uma era saturada de imagens, onde qualquer coisa pode ser reproduzida, em qualquer lugar e em quantidade ilimitada, “tornou-se evidente que as imagens raras, únicas e poderosas passaram a ser admiradas com mais profunidade”.
Chocolate faz sucesso, esta é uma das grandes verdades do mundo da culinária. A marca brasileira, que comemora 100 anos em 2012, tem bombons e barras que marcaram época. Confira a seguir nas fotos chocolates que existem há quase um século - sendo que alguns deles ainda continuam no mercado
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Diamante Negro - além do clássico chocolate ao leite, o Diamante Negro, lançado em 1938, tem um vasto número de seguidores
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Feito com mais chocolate negro do que o usual, tem cristais crocantes preparados com castanha de caju e mel que demoram mais para dissolver na boca
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Seguindo as tendências da época, o nome do chocolate foi inspirado no craque Leônidas que, na Copa do Mundo daquele ano, realizada na França, ganhou o título de melhor jogador do torneio fazendo sete gols em quatro jogos e mostrando ao mundo o gol de bicicleta. Ele era apelidado pelo imprensa e torcedores como diamante negro e diamante eterno
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Sonho de Valsa - lançado em 1942, o primeiro bombom da marca este tipo de doce era considerado mais fino e caro teve grande apelo de propaganda nas rádios da época e foi ao mercado sob o som da música Se acaso você chegasse, de Cyro Monteiro
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Vendido principalmente em bombonières e consumido pelas mulheres, surgiu com o slogan "saboreie um bombom com sua namorada"
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Este tipo de propaganda é característico até hoje nos comerciais do chocolate
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O bombom é preparado com bolachas wafer em formato moldado, massa de castanha de caju como recheio e duas camadas de chocolate por fora, uma de meio-amargo e outra ao leite
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Laka - o chocolate, uma referência do bombom branco no mercado, foi lançado em 1962
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Como não é possível fazer o doce sem o cacau, ele é preparado a base da manteiga de cacau em grande quantidade, misturado com açúcar, leite e baunilha
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BIS - O minichocolate chegou ao mercado em 1942 e o nome é justamente uma referência ao conceito de que é impossível comer apenas um
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Feito para agradar especialmente as crianças, é preparado com quatro camadas de wafer intercaladas com chocolate ao leite, amendoim, flocos de arroz e malte
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Esta é a nova embalagem do chocolate em circulação atualmente
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O Amaro, feito com chocolate meio amargo, é outro sucesso da marca
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O Shot, preparado com grandes pedaços de amendoim, é um dos mais vendidos
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O Ouro Branco é uma versão do Sonho de Valsa com chocolate branco
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A caixa de bombons variados era chamada de Carrossel e foi lançada em 1979
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As embalagens e chocolates dentro da caixa sofreram várias mudanças ao longo dos anos
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Esta é a versão da caixa em circulação atualmente e comemorativa dos 100 anos da marca
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A marca comemora o centenário também com o lançamento do Lacta Bombom, uma caixa com 16 unidades com recheio de chocolate ao leite cremoso
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Os ovos de Páscoa foram criados em 1940
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O chocolate já foi moeda de troca, valia dinheiro, era considerado mania de ricos e nobres e, hoje, é uma iguaria para todas as idades e classes sociais. Uma das marcas mais famosas no mercado nacional, a Lacta completa 100 anos em 2012 e comemora a data com o lançamento do Lacta Bombom, uma caixa com 16 unidades com recheio de chocolate ao leite cremoso
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Em um século de história da marca, chocolates ganharam a preferência de crianças e adultos e marcam décadas de aniversários nas gondolas de bares e supermercados. Além do Confeti, dos ovos de Páscoa, do Lancy e do Ouro Branco, outros doces nunca deixam de ter fãs