Chef do Maní ensina a fazer camarão diferente para as festas
O espanhol Daniel Redondo já trabalhou no melhor restaurante do mundo, El Celler de Can Roca, de acordo com a revista Restaurants. No Brasil, Redondo ganha cada vez mais notoriedade ao lado de sua mulher Helena Rizzo na cozinha do Maní, eleito o quinto melhor restaurante da América Latina. É ele quem assina a receita de camarão com sopa fria de jabuticaba a seguir.
Receita de camarão com sopa fria de jabuticaba
Para o camarão
Ingredientes
8 unidades de camarão pistola
Modo de preparo
Leve uma panela com água ao fogo e, quando ferver, coloque os camarões sem casca. Deixe cozinhar por 1 minuto e retire da água. Quando esfriar, corte o camarão em 4 pedaços e coloque na geladeira.
Para a sopa de jabuticaba
Ingredientes
500 g de jabuticaba fresca
50 g de azeite de oliva extra-virgem
sal
Modo de preparo
Retire as sementes da jabuticaba, bata no liquidificador e passe por uma peneira bem fina. Tempere com sal e coloque na geladeira. No momento de servir, emulsione a sopa com o azeite de oliva (use um fouet ou um mixer de mão). É muito importante que a sopa esteja bem fria antes de emulsionar com o azeite, sendo que em seguida a sopa não pode ir para geladeira senão passa de líquida para sólida.
Para o picles de couve-flor
Ingredientes
300 g de vinagre branco
¼ de couve-flor
300 g de água
40 g de açúcar
Modo de preparo
Corte a couve-flor em pedaços pequenos e coloque em uma panela com água fervendo, com o vinagre e o açúcar. Deixe cozinhar por 2 minutos, transfira para um bowl e coloque na geladeira. Reserve.
Montagem do prato
Coloque os pedaços do camarão no fundo do prato, de 5 a 6 pedaços do picles de couve-flor e a sopa de jabuticaba emulsionada com azeite de oliva. Sirva em seguida.
Dica: a sopa pode ser servida em uma jarrinha para que as pessoas coloquem nos pratos.