Confira como fazer costelinha de porco com barbecue
A costela de porco é um dos pratos mais comuns nas steak houses americanas. Nos Estados Unidos, ela muitas vezes é servida com batata frita, batata assada, maça caramelizada ou milho, porém o que dá seu sabor diferenciado são os molhos especiais. Para ajudá-lo a preparar essa delícia em casa, o chef Pedro Naxara, do site Web à Milanesa, mostra uma receita de costela com molho barbecue caseiro.
Entre os ingredientes, o refrigerante de cola garante o sabor levemente adocicado enquanto o pó de café confere o gosto “defumado” ao molho. “Os temperos podem variar de acordo com o gosto de cada um”, afirma o chef. Uma questão importante é acertar o ponto da costela. “A carne de porco sempre deve ser bem passada. O ponto certo é quando você consegue retirar o osso com a mão”, explica ele.
Ensinar pessoas comuns a fazerem pratos famosos é um dos objetivos do site Web à Milanesa. Nele o chef mostra de forma descontraída e bem humorada pratos simples para que pessoas não familiarizadas com a cozinha possam se arriscar.
Confira a receita da costelinha barbecue:
Ingredientes:
1 peça de costela suína
2 dentes de alho
1 cebola
4 colheres (sopa) de açúcar
250 g de molho de tomate
Folhas de louro a gosto
Cravo a gosto
100 ml de refrigerante de cola
Óleo
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 tablete de caldo de carne
150 ml de vinagre de vinho tinto
1 colher (café) de café
Modo de preparo:
Coloque um fio de óleo na panela e doure o alho e a cebola. Em seguida, adicione o açúcar. Mexa até formar um caramelo. Adicione o vinagre tinto e espere o álcool evaporar. Acrescente o molho de tomate. Adicione o cravo e a folha de louro. Agora, coloque o refrigerante de cola e espere evaporar o gás. Acrescente o sal, a pimenta do reino e o caldo de carne. Em seguida, adicione o café. Deixe ferver até que o caldo ferva e ganhe uma consistência um pouco mais liquida do que catchup. Reserve.
Pré-aqueça p forno a 170 oC por 15 minutos. Forre uma forma com papel alumínio deixando sobrar um pouco para fora. Jogue um pouco de molho sobre o papel alumínio e, em seguida, coloque a costela. Cubra a carne com o restante do molho e feche o papel alumínio formando uma embalagem fechada sobre a costela. Eleve o forno para 200 oC e deixe assar por uma hora para cada quilo de costela. Depois, retire a carne do fogo, abra o papel alumínio e deixe assar por mais cerca de 30 minutos para secar um pouco mais. O ponto certo da costela é aquele em que se consegue tirar os ossos com a mão.