Eleito o pior dos EUA, prato tem 1.320 calorias; conheça
Refeição composta por peixe e anéis de cebola foi eleita como a mais prejudicial à saúde no país, com 16 vezes mais gordura trans do que o recomendado
A refeição composta por peixe frito e anéis de cebola do restaurante Long John Silver's, chamada Big Catch, foi considerada a pior dos Estados Unidos por um centro de estudos de nutrição e saúde pública, o Centro para a Ciência no Interesse Público (CSPI). O prato contém 33 g de gordura trans, 19 g de gorduras saturadas, 1.320 calorias e 3.700 miligramas de sódio. A composição é um prato cheio para o entupimento de artérias, segundo o Centro.
A American Heart Association recomenda o consumo de, no máximo, 2 g de gordura trans por dia, no entanto, a refeição tem 16 vezes mais a quantidade recomendada e o dobro do considerado o pior prato do KFC, que tinha 15 g de gordura trans antes de uma ação judicial de 2006 obrigasse a rede a parar de usar óleo parcialmente hidrogenado. De acordo com o diretor-executivo do CSPI, Michael Jacobson, o restaurante destruiu um prato que podia ser saudável.
A maioria das redes de restaurante parou de usar óleo parcialmente hidrogenado, em resposta a má publicidade sobre os prejuízos à saúde. "A gordura trans de óleo parcialmente hidrogenado é uma substância prejudicial que aumenta o colesterol ruim, diminui o colesterol bom, e prejudica as células que revestem os vasos sanguíneos", disse Walter C. Willett, presidente do departamento de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard.
A rede Long John Silver lançou o "Big Catch" em maio, descrevendo o prato como "o maior peixe já oferecido, capturado nas águas geladas do Atlântico Norte". No entanto, inspetores do CSPI descobriram que boa parte do peixe é formada por massa encharcada de óleo. O CSPI informou que pretende processar a rede de restaurantes se ela continuar utilizando óleo parcialmente hidrogenado, a mentir sobre a quantidade de peixe na refeição e as informações nutricionais dos acompanhamentos.