Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sorvete argentino com sabor de tango é eleito o melhor da América Latina

13 jun 2013 - 10h37
(atualizado às 10h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Após ter demonstrado que seu sorvete com sabor de tango é o melhor da América Latina, a Argentina irá à Itália, país que é tido como a Meca dos sorvetes, para validar sua qualidade em um campeonato mundial da iguaria.

Uma equipe argentina de mestres na arte de criar sorvetes se impôs nesta semana como vencedora do Primeiro Campeonato Latino-Americano de Sorvete Artesanal, uma competição organizada pela Associação de Fabricantes Artesanais de Sorvetes e Afins da Argentina.

O concurso, que também contou com equipes de México, Peru, Uruguai e Brasil, serviu para apresentar sabores inovadores ao público, como o sorvete salgado que pôde ser experimentado no evento.

A Argentina, por sua vez, venceu a competição com um sorvete inspirado no conceito de "tango" e com um sabor batizado de "Nostalgias" (nome de um conhecido tango), feito com leite condensado, creme de leite, leite fresco e um toque de xarope de doce de leite ao rum.

O sorvete em questão ainda era acompanhado de uma casquinha chamada "El día que me quieras", elaborada a base de sorvete de arroz-doce, canela e baunilha, e decorada com um coração de doce de leite.

No citado campeonato, a delegação argentina também apresentou um sorvete salgado de abacate com azeite de oliva, uma escultura de chocolate em formato de perna de dançarina de tango e o "La copa del olvido", um sorvete de coco ao rum, além de sorvete de massa de abacaxi com especiarias.

"Desenvolvemos estas criações geladas combinando o saudável com o prazeroso, tentando o tempo todo ultrapassar as fronteiras do convencional. Nosso desafio consiste em continuar com a tradição que diferencia o autêntico sorvete artesanal, um clássico argentino", afirmou Ariel Segesser, integrante da equipe Argentina, que também trazia Patrício Sánchez e Maximiliano Macarrone.

Uma equipe que não conseguiu conter a emoção com seu triunfo porque, como disseram à Efe, "vencer em casa é um adicional".

O segundo lugar na competição ficou com o México, que, sob o tema "Primavera", apresentou um sabor de banana com nozes, um sorvete salgado de queijo de cabra com tomilho, uma torta gelada de frutas exóticas com sorvete de massa de frutas vermelhas e banana, além de uma chamativa escultura de chocolate.

Completando o pódio, a equipe peruana, que apostou no tema "Galáxia", apresentou o sabor "lúcuma" - uma fruta típica peruana -, um sorvete salgado de cogumelos e brandy, uma torta gelada de cherimoia e aroma de rosas com sorvete de canela e limão, além de um sorvete de massa de milho arroxeado.

Embora tenham ficado de fora do pódio, os brasileiros, que se apresentaram sob a inspiração dos "povos indígenas", surpreenderam os jurados com um sorvete de abóbora e salmão defumado e uma torta de coco com abacaxi.

Já o Uruguai, que utilizou o próprio nome de seu país como temática, apresentou um sorvete de queijo com pérolas de marmelo e outro salgado de alho-poró com presunto cru, além de uma torta gelada de framboesa com quatro pimentas e crocante de pão integral.

A vitória neste concurso latino-americano habilita os argentinos a representarem a região no próximo mundial do sorvete artesanal, que será realizado em Rímini, na Itália, durante o mês de janeiro de 2014.

"Estamos convencidos que o sorvete artesanal argentino é um dos melhores do mundo por sua qualidade, pelo cuidado com o qual é elaborado, pelas matérias-primas que utilizamos e, principalmente, porque realmente é autêntico", afirmou o presidente da Associação de Fabricantes Artesanais de Sorvetes da Argentina, Alejandro Tedeschi.

Segundo dados dessa entidade, o consumo de sorvete na Argentina está em pleno crescimento, com uma média de seis quilos ao ano por habitante, e deixou de ser um produto específico de uma estação.

A nova tendência do mercado argentino é a introdução do sorvete salgado, presente em pequenas quantidades em alguns dos pratos servidos em restaurantes, cafeterias e sorveterias, e que pode ser elaborado com vegetais, especiarias e ervas.

<a data-cke-saved-href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/sorveterias-sp/iframe.htm" href="http://culinaria.terra.com.br/infograficos/sorveterias-sp/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade