Dia do Macarrão: saiba como usar cada tipo de massa em receitas
O macarrão já faz parte do cardápio típico de domingo, daquela refeição preguiçosa de micro-ondas, de referências cinematográficas e, com certeza, está na lista de comidas favoritas de muita gente! Tanta influência tem até um dia especial: 25 de outubro é o Dia Mundial do Macarrão!
Pode ser que o macarrão instantâneo tenha sido a sua primeira aventura culinária. Ou até mesmo que a sua lasanha seja elogiadíssima.
Mas, no final das contas, vale admitir: frente às prateleiras do mercado, você sabe mesmo o que é cada uma daquelas opções de massa e como prepará-las?
Basicamente, há uma denominação bem autoexplicativa que revela os três tipos de massas: a longa, a curta e a recheada.
No texto a seguir, confira uma descrição de quais são as características de cada uma, qual o tempo de cozimento e quais são os melhores tipos de preparo para valorizar cada formato.
Aprenda como usar cada tipo de macarrão
As famosas massas longas e como prepará-las
O grupo das massas longas é composto pelo espaguete, o bucatini, o cabelo de anjo, o talharim e o fettuccine, principalmente.
Com este tipo de macarrão, prefira molhos mais líquidos, que envolvem melhor os fios.
As melhores opções de molho são aqueles preparados à base de alho, azeite, tomates, vegetais e ervas aromáticas ou até frutos do mar. Além disso, os molhos brancos ou ao sugo também complementam bem as massas longas.
Espaguete
A massa mais popular nas mesas brasileiras: ela é longa, fina e tem formato redondo, que pode ser de várias espessuras. Com tempo de preparo de 9 minutos em média, que tal provar o espaguete com atum clássico?
Bucatini
Com formato longo e fino, o bucatini é muito confundido com o espaguete. Porém, ao contrário do espaguete, o bucatini possui um furo no meio do fio ("buco", em italiano, significa furo!).
A presença do furinho na massa proporciona mais espaço de adesão para os molhos, por isso uma boa sugestão de preparo é com molho pesto. Em média, o bucatini requer 8 minutos de cozimento.
Cabelo de anjo
O cabelinho de anjo lembra muito o famoso macarrão instantâneo com tiras bem fininhas, e longas. O cozimento desse tipo de massa requer 6 minutos e é muito usada na preparação de sopas. Aprenda como fazer um miojo saudável com as instruções do Guia da Cozinha.
Talharim e Fettuccine
Estas duas massas são longas, achatadas e cortadas em tiras, o que faz com que muitas pessoas as confundem. A diferença é que o talharim tem tiras de até 1cm de largura, ao passo que o fettuccine tem tiras mais largas.
O tempo de cozimento das massas também é um pouco diferente. O talharim exige 10 minutos e o fettuccine, de 7 a 9 minutos.
As recomendações de preparo para melhorar aproveitar essas duas massas são: talharim ao óleo, alho e bacon e o tradicional fettuccine à bolonhesa.
Massas curtas combinam com molhos robustos
Os molhos mais rústicos, com sabor mais forte e condimentado são os mais indicados para as massas curtas. Ou seja, o molho de tomate, o branco, o rosé, com ricota, à bolonhesa, pesto, de carne ou com vegetais combina melhor com farfalle, fusilli, penne ou conchinha.
Farfalle, borboleta ou gravatinha
Não importa o nome, porque todos se referem ao mesmo tipo de massa em formato de laço, que tem as extremidades mais largas e franzidas com o meio estreito.
O tempo de cozimento da gravatinha é de 8 a 10 minutos e, para aproveitar ao máximo o formato, a melhor receita para testar é a de gravatinha à carbonara.
Fusilli e Penne
Fusilli e Penne são as mais famosas entre as massas curtas. O fusilli também é conhecido como parafuso, graças ao formato em espiral, e fica perfeito em saladas e outros tipos de preparo frios.
O preparo é rapidinho, exige apenas 11 minutos de cozimento. Prove e aprove a receita de salada de macarrão e brócolis.
O penne tem formato de tubo, com paredes grossas e pontas cortadas na diagonal, que podem ter superfície lisa ou riscada. O tempo de cozimento do penne é de 11 minutos. Que tal experimentar o penne ao molho quatro queijos hoje mesmo?
Conchiglie ou conchinha
O conchiglie é mais conhecido como conchinha, porém também pode ter formato de argolinhas, letras e entrelinhas. O tempo de cozimento desse tipo de massa é de 8 minutos e, graças ao formato pequeno, o macarrão conchinha fica melhor em sopas.
Aposte na massa recheada para refeições especiais
A parte principal das massas recheadas é justamente o recheio, então mais vale combiná-las com molhos suaves e básicos, como branco, ao sugo ou rosé.
O importante é evitar ingredientes de sabor forte para não brigar com o recheio. Entre as massas recheadas, as mais populares são o ravióli, o rondelli, o capeletti e a lasanha.
Ravióli e Rondelli
Quadriculado, achatado e com ondulações nas bordas, o ravióli fica pronto em 5 minutinhos e conquista com recheios variados, que podem ser de carne, queijos, presunto ou legumes. Saiba como fazer um ravióli de queijo.
Já o rondelli parece um rocambole, tem a massa achatada e larga, que é enrolada com o recheio. Uma boa ideia de receita para testar é o rondelli de queijo.
Capeletti
O capeletti tem formato de trouxinha, normalmente recheado com carne, frango, queijo e presunto. O capeletti exige de 8 a 10 minutos de cozimento. Confira como fazer o capeletti de frango e aproveite.
Lasanha
A proposta da lasanha é um pouco "fora da caixa" quando pensamos no Dia Mundial do Macarrão. Porém a lasanha não deixa de ser uma massa e, claro, merece um espacinho especial nesse lista.
Este tipo de massa é maior, achatada e que pode ser lisa ou com ondulações nas extremidades. Normalmente, seu uso é intercalado com recheio e molho, formando camadas. Aprenda como fazer lasanha de carne moída com molho branco simples.