Dia do Tiramissu: aprenda a melhor receita do mundo, que é de uma brasileira
Sobremesa da brasileira Patricia Guerra venceu competição na Itália em outubro do ano passado
Considerado um dos doces italianos mais famosos, o tiramisù conquistou seu espaço em diversos lugares do mundo e é celebrado nesta quinta-feira (21), no "Tiramisù Day", ou Dia do Tiramissu.
Para comemorar a data, a brasileira Patricia Guerra, vencedora da "Tiramisù World Cup 2023", decidiu compartilhar a receita que a fez campeã da competição anual que reúne confeiteiros amadores do mundo inteiro na Itália com o desafio de preparar a melhor versão da sobremesa.
A paulistana, cujo aniversário também é celebrado no "Dia Mundial do Tiramisù", garantiu o título de "melhor tiramisù do mundo" em outubro passado, em Treviso, após ter vencido a competição nacional em junho de 2023 e se classificado para a final no território italiano.
"O tiramisù mudou a minha vida e parece que já estávamos predestinados. As vitórias vieram depois de muito treino, experimentação e foco. E elas me ensinaram que sonhos são possíveis. A cozinha virou um caminho novo na minha vida, que tenho trilhado paralelamente à carreira em Direito", explica Guerra, que atua como corregedora do Estado de São Paulo, em nota enviada à ANSA.
A tradicional sobremesa italiana é feita com os seis ingredientes básicos - ovos, açúcar, queijo mascarpone, café, cacau e o tradicional biscoito savoiardi. Sua popularidade levou Clara e Gigi Padovani, autoras do livro "História, curiosidades e interpretações do doce italiano mais amado", e o fundador do Eataly, Oscar Farinetti, criarem a comemoração "Tiramisù Day".
Confira a receita do melhor tiramisù do mundo:
Ingredientes:
- 500g de Queijo Mascarpone
- 90g de Gemas de ovos ou 6 gemas
- 90g de Açúcar ou 1/2 xícara de açúcar
- 200g de Biscoitos Savoiardi ou uma quantidade suficiente para conseguir montar
- Café
- Cacau em pó
Modo de preparo:
- 1. Bata na batedeira as gemas com o açúcar até dobrar de volume e ficar um creme claro e sedoso.
- 2. Adicione o queijo mascarpone (gelado) ao creme. Bata na batedeira até incorporar e ficar com uma textura firme e lisa. Coloque em um saco de confeiteiro com bico a sua escolha e reserve.
- 3. Umedeça os biscoitos savoiardi no café (não adoçado), sem deixá-los muito úmidos.
- 4. Inicie a montagem com uma camada de biscoitos, uma camada generosa de creme, uma camada de biscoitos, termine com o creme restante. Finalize com cacau em pó e sirva.