Dicas simples para a banana durar mais tempo
Evite o desperdício de banana com essas dicas e faça essa deliciosa fruta durar mais tempo na sua casa sem estragar
A banana é uma fruta popular no Brasil e bastante saudável. Rica em potássio, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, antioxidantes, triptofano, carboidratos e fibras, ela é muito versátil, podendo aparecer em diferentes receitas, como bolos, pães e sobremesas.
Porém, uma reclamação comum é que a fruta estraga e escurece rápido demais. Afinal, quem nunca foi comer uma banana em casa quando percebeu que ela já tinha passado do ponto?
Por conta disso, muitas pessoas compram a fruta em menor quantidade ou pegam as que ainda estão verdes no supermercado para demorar mais tempo para estragarem. Todavia, tem como prolongar o tempo que o alimento fica bom para consumo — e é bem simples de fazer isso!
Dicas para a banana durar mais tempo
A banana, assim como a maçã e o abacate, é uma fruta climatérica, o que significa que ela continua amadurecendo mesmo após a colheita. O composto que faz isso, no caso da banana, se chama gás etileno e é liberado pela pontinha do cacho. Ou seja, para a banana durar mais tempo, é necessário isolar essa parte.
Para isso, quando chegar com a fruta em casa, use uma faca para separar cada banana da penca, lembrando de manter aquele cabinho no topo da banana junto a ela. Lembre-se de cobrir a pontinha de cada uma com plástico filme ou fita adesiva.
Outra dica importante para a banana durar mais tempo é saber como armazená-la. O calor e a umidade contribuem para o amadurecimento da fruta, então uma boa opção é guardá-la na geladeira. Quando estiver bem madura, também dá para congelar em pedacinhos para usar em receitas.
E não se preocupe se a casca estiver meio escura na geladeira: isso não quer dizer que o meio esteja estragado. Confira primeiro antes de jogar fora.
E para amadurecer a banana mais rápido?
Há também o problema contrário: quando você quer fazer uma receita e a banana ainda não está madura o suficiente. Para resolver isso, é só colocar a fruta em uma embalagem fechada, como um saco de papel.
Assim, o seu gás etileno vai ficar concentrado na embalagem e acelerar a maturação. Outra dica é que a maçã também solta esse composto, então guardá-las juntas pode ajudar.