Dicas simples para reduzir o sal na alimentação
Atualmente, muitas pessoas comem mais sal do que o recomendado e nem sabem; entenda como reduzir esse tempero na alimentação
O sal é um ingrediente muito presente na alimentação da maioria das pessoas atualmente. Afinal, além de ser um dos temperos mais comuns nas receitas, ele ainda é usado em vários produtos para conservá-los por mais tempo. Porém, você sabia que isso pode estar te prejudicando sem você nem perceber?
Pois é! Apesar de esse ingrediente ser bom para o corpo, ajudando a deixar a pressão regulada e, portanto, melhorando o funcionamento do coração, o seu excesso é um problema. Pode até trazer riscos para os rins e aumento no risco de desenvolver hipertensão.
Segundo a Organização Mundial Saúde e Sociedade Brasileira de Hipertensão, a quantidade ideal de sal diária é de 5g, o que equivale a 2g de sódio. Assim, se você anda comendo mais do que isso, o ideal é reduzir o sal na alimentação.
Veja dicas simples para fazer isso a seguir:
Experimente a comida antes de colocar o sal
Quando estiver preparando sua comida, não coloque todo o sal que pensa que ela precisa de uma vez. Coloque só um pouquinho e prove antes. Às vezes, já é o suficiente e você ia adicionar mais sal à toa. Se, após provar, realmente precisar de mais, pode acrescentar, porém sem exagerar.
Substitua o sal por outros temperos
Apesar de o sal ser muito usado na cozinha, em muitas receitas há outros temperos que podem substituí-lo ou ajudar a diminuir sua quantidade. Alguns deles são a pimenta, a pimenta-do-reino, a salsinha e o orégano.
Não acrescente mais sal depois de pronto
Essa é uma das dicas mais importantes para reduzir o sal na alimentação! Muita gente tem o costume de levar o saleiro para a mesa na hora de comer e ir "acertando" o tempero. Só de não fazer isso, você já diminui muito o consumo.
Evite alimentos industrializados e produtos enlatados
Os alimentos industrializados costumam conter muito sal, até porque precisam durar bastante tempo. Então, cuidado com eles! Evite hambúrgueres industrializados, salgadinhos, bolachas, refrigerantes e sucos de caixinha, por exemplo.
Ademais, os enlatados, como o atum, a sardinha e o milho, também contêm muito sódio e precisam ter um espaço menor na sua alimentação.
Leia os rótulos dos alimentos
Muitas vezes, alimentos que você nem imagina carregam muito sal! Por isso, sempre analise os rótulos para entender sua composição.