Doce de tangerina com gengibre e goji berries
Receita de doce de tangerina com gengibre e goji berries
O doce de tangerina com gengibre e goji berries além gostoso é muito refinado. Nessa receita o sabor das tangerinas cozidas com as cascas misturado com o frescor do gengibre faz toda a diferença. Também não é preciso usar muito açúcar. Preparei o doce com as cinco tangerinas morgote que estavam mais maduras aqui em casa, e com metade do seu peso em açúcar. Coloquei as goji berries e mais um punhado de passas brancas, cujo nome correto é passas sultanas, para dar um pouco mais de variedade no visual e um sabor um pouco mais variado. Poderia ter colocado amêndoas picadas ou avelãs partidas, ou até mesmo alguns grãos de pimenta rosa inteiros.
O mais importante quando se faz o doce de tangerina ou de outras frutas cítricas é fervê-las afim de tirar o travo amargo. As explicações estão na receita a seguir. O bom resultado depende de bons ingredientes e de bons instrumentos. Por exemplo, é importante usar uma panela grande. O seu tamanho deve acomodar as fatias de tangerina sem apertá-las. Também ajuda bastante ter um termômetro especial para uso culinário. Assim, você sabe que o doce está pronto quando a calda na panela atingir a temperatura de 104 graus Celsius. Não tem erro. Agora, no olho, tem que ver direito quando a calda começa a engrossar.
Receita
Porções: 600g
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes:
- Para aproximadamente 3 vidros de doce - 600 g no total
- 1,2 kg ou 5 ou 6 tangerinas morgote da casca fina
- 550 g de açúcar cristal marronzinho orgânico
- 1 xícara de água
- 2 fatias finas com 6 cm de gengibre
- 2 colheres de sopa de goji berries
- 2 colheres de sopa de passas sultanas
Instruções:
- Coloque no fogo uma panela grande com bastante água para ferver. As fatias de tangerinas serão escaldadas nessa água.
- Corte as tangerinas com as cascas em fatias bem finas. Retire os caroços que eles amargam o doce. Coloque todas as fatias de uma só vez na água.
- Prepare uma calda com o açúcar e a água no fogo médio. Rapidamente o açúcar vai derreter e a calda ferver, só então comece a espalhar as fatias de tangerina na panela. Para fazer essa transferência retire as fatias de tangerina da água fervendo com o auxílio de uma escumadeira e coloque-as na calda.
- Acrescente na panela as fatias de gengibre, as goji berries e as passas. Deixe ferver e abaixe um pouco o fogo. Mas, não deixe que a calda pare de ferver.
- Depois de uns 40 minutos comece a medir a temperatura do doce, deve demorar bem umas duas horas para ficar pronto. Um bom sinal de que falta pouco é quando a casca da tangerina começa a ficar meio translúcida. É fácil de ver. Nesse ponto o doce deve estar chegando a 100 graus Celsius. Aguarde até chegar a 104 graus Celsius. Desligue o fogo. Se não tiver um termômetro pingue algumas gotinhas de calda na lateral de pires inclinado, ela deverá escorrer lentamente.
- Transfira o doce para vidros refratários reciclados, eu tenho diversos aqui, desde os de geléia até os de azeitonas e pickles. Primeiro lave-os bem e seque-os. Coloque-os sobre um pano de prato molhado para não trincarem na hora que começarem a encher com o doce quente. Encha os potes até em cima. Só tampe e guarde na geladeira depois de estarem completamente frios.
- Sirva o doce no café da manhã ou na sobremesa.
Notas
Esse doce além de delicioso é um ótimo recheio para bolos.